Estudo mostra estagnação nas vendas em várias categorias, mas oportunidades para quem oferecer conveniência aos clientes
Por Renato Muller
A maioria dos consumidores americanos aumentou suas compras de alimentos preparados em supermercados, em um sinal de substituição das visitas a operadores de foodservice e uma oportunidade extra de expansão para quem conseguir aliar preços baixos e oferta de conveniência para os consumidores.
De acordo com a edição 2023 do estudo Supermarket News Fresh Food Trends Survey, as famílias têm procurado comprar mais itens prontos, respondendo à necessidade de encontrar tempo no cotidiano para todas as suas atividades. Segundo o estudo, 65% dos varejistas pretendem aumentar o sortimento de alimentos preparados nos próximos 12 meses para atender à demanda e 46% vão ampliar o espaço nas lojas destinado a esses itens.
“A demanda por soluções rápidas de alimentação está muito alta”, disse Jennifer Barthasus, analista sênior da Bloomberg Intelligence. “Acreditamos haver uma demanda sustentável por alimentos preparados no futuro, pois essa é uma categoria que responde à necessidade de conveniência, mas também traz uma satisfação parecida com a de preparar uma refeição do zero”, comenta.
Segundo o estudo, 20% dos varejistas tiveram queda nas vendas nas categorias de padaria, açougue, frutos de mar e outras que se localizam no perímetro das lojas – em 2022, esse índice era de apenas 4%. Mas 65% (um índice semelhante ao do ano passado) projetam expansão nas vendas nessas categorias nos próximos 12 meses.
Redação SuperHiper