Apesar da crise, vendas do varejo crescem 5,9% em 2009

Leia em 1min

Setor de Super e hipermercados, com alta de 8,3%, puxa o resultado, segundo o IBGE

 


Mesmo sob efeito da crise econômica internacional, o comércio varejista brasileiro cresceu 5,9% em 2009, impulsionado pelo aumento da renda e por incentivos fiscais do governo, segundo avaliou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, as vendas passaram por uma acomodação após dois meses seguidos de forte alta - houve queda de 0,4% em relação a novembro. "Mesmo com crise não tivemos perda de massa salarial e renda, houve aumento do emprego, retomada do crédito no segundo semestre, inflação mais baixa, juros menores e estímulo fiscal", ressaltou o técnico da Coordenação de Comércio e Serviços do instituto, Reinaldo Pereira. O segmento de Super e hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi um dos motores da expansão, com alta de 8,3%. Outros destaques, foram os segmentos de Artigos farmacêuticos e de perfumaria (alta de 11,8%), Veículos, motos e peças (11,1%) e Equipamentos de informática (10,6%). Fecharam em queda Material de construção (-5,9%) e de Vestuário, calçados e tecidos (-2,8%).

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Vendas do comércio crescem 5,9% em 2009

Apesar do resultado, desempenho caiu em dezembro   O comércio varejista conseguiu driblar a crise e aument...

Veja mais
Varejo cresce em todos os estados do Brasil

Vendas aumentaram 5,9% em 2009 no País. E São Paulo foi destaque, com 7,3% de expansão.   Me...

Veja mais
A fórmula secreta

A paulista Chemyunion se especializou em explorar a biodiversidade brasileira - e hoje exporta conhecimento para os maio...

Veja mais
Aumento do trigo pode chegar à mesa

Caso a alta se confirme, macarrão deve subir 5% em média em março. Padarias prometem segurar pre&cc...

Veja mais
Carrefour investe R$ 27 milhões em novo Centro de Distribuição em Manaus

O Grupo Carrefour inaugura amanhã o seu novo CD (Centro de Distribuição) na avenida Torquato Tapaj&...

Veja mais
Segregar milho custaria mais

Estudo aponta que custo de exportação poderia ficar 12,5% mais caro se País tivesse que separar gr&...

Veja mais
Drogarias na mira de Abilio

Depois das redes de eletrônicos e de postos de gasolina, o Pão de Açúcar parte agora para o s...

Veja mais
Multicoisas acelera expansão e planeja inaugurar 25 lojas

Varejo: Rede tem aumento de vendas de 25% em 2009, para R$ 125 milhões   A Multicoisas, rede de acess&oacu...

Veja mais
Hershey cresce 21% e expande produção

Chocolate: Pela primeira vez, desde que chegou ao país, em 1998, empresa fará campanha publicitária...

Veja mais