Consumidor americano recorre ao parcelamento para manter poder de compra

Leia em 1min 40s

Estudo mostra que um em cada 5 consumidores paga suas compras de alimentos em parcelas, em uma mudança significativa de comportamento

 

Por Renato Müller

 

O consumidor americano, quem diria, vem aderindo ao parcelamento como forma de manter seu poder de compra, levando a prática até mesmo aos supermercados. Diante de um cenário de perda de poder de consumo, os consumidores estão aderindo às parcelinhas até mesmo para a compra de bens essenciais – algo que não é comum no Brasil, onde o parcelamento é uma prática que vem de décadas mas não é frequente na compra de alimentos.

 

Um estudo realizado pela PYMNTS nos Estados Unidos mostra que 20% dos consumidores já pagam suas compras de supermercado em prestações, mostrando que o “buy now pay later” se tornou parte importante do arsenal de consumo da população. De acordo com o estudo, 60% dos consumidores compraram algum produto de forma parcelada nos últimos 12 meses, e 34% deles usaram o parcelamento na compra de alimentos.

 

A categoria mais popular em compras parceladas é a de vestuário (40%) e 73% dos Millennials usaram a modalidade de pagamento parcelado, fazendo desse o grupo que mais adota esse caminho. A justificativa para esse comportamento? “A capacidade de gerenciar seus gastos e seu crédito”, segundo o estudo.

 

Durante décadas, os americanos viveram sem parcelamento nas compras, optando por usar o crédito rotativo dos cartões de crédito, que cobravam taxas baixíssimas. Com a “tempestade perfeita” do pós-pandemia causada pela alta dos juros, aumento da inflação, fim dos programas de benefícios e volta do pagamento das prestações do crédito estudantil, uma parcela enorme da população viu o orçamento ficar bastante apertado – o que abriu terreno para o crescimento dos pagamentos parcelados nas despesas correntes.

 

O mercado de “buy now pay later”, segundo o estudo da PYMNTS, movimentou US$ 309 bilhões nos Estados Unidos e deve crescer mais de 25% até 2026.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Ypê doa kits de limpeza para vítimas de ciclone no Rio Grande do Sul

Doação beneficia 10 mil famílias com produtos de limpeza nos municípios atingidos pela trag&...

Veja mais
5 formas de repensar o atendimento ao cliente no varejo de alimentos

Para especialista da Insider Intelligence, desconto é bom, mas não é tudo: é preciso ir muit...

Veja mais
Como aproveitar o Dia do Cliente para vender mais e se aproximar do consumidor

Confira algumas dicas para aproveitar a data   No dia 15 de setembro celebra-se o Dia do Cliente no Brasil, uma o...

Veja mais
Sabor é requisito essencial para alimentos plant-based

Mais do que o posicionamento ESG, consumidores só continuam comprando alimentos feitos com base em vegetais se el...

Veja mais
Setor supermercadista está contribuindo para a estabilidade do mercado varejista

Pesquisa Mensal do Comércio mostrou que as vendas do setor é destaque para o avanço do varejo &nbs...

Veja mais
Varejista precisa propor valor para atrair o shopper

Três princípios de valores irão moldar o futuro do varejo, e as empresas precisam rever suas estrat&...

Veja mais
Empresa acolhe 6,8 mil imigrantes em sua força de trabalho

Com sistema de integração desenvolvido para garantir a inclusão de quem acaba de chegar ao Brasil, ...

Veja mais
Varejo alimentar online dobra no pós-pandemia

Segundo a Euromonitor, 26% dos consumidores fizeram compras de alimentos pelo digital em 2022, contra 13% em 2019  ...

Veja mais
3 dicas de sucesso para o varejo

Varejistas precisam aproveitar a oportunidade com o aquecimento do mercado e focar nestas frentes para crescer   ...

Veja mais