Unilever estuda aquisições na Rússia

Leia em 2min 20s

A Unilever, segunda maior fabricante mundial de bens de consumo, planeja expandir-se na Rússia e em outras ex-repúblicas soviéticas para aproveitar a recuperação nos gastos dos consumidores, segundo o chefe da empresa na Rússia, Ucrânia e Belarus, Sanjiv Kakkar.

 

"A Rússia é o mercado-chave", disse Kakkar ontem, na região de Tula, sul de Moscou, onde a companhia constrói uma fábrica de sorvetes, que está consumindo investimentos de US$ 140 milhões. "Estamos sempre estudando aquisições por aqui", afirmou o executivo.

 

A Unilever vende sorvetes na Rússia sob marcas como Magnum e Ben & Jerry e vê "enorme" potencial de crescimento no país, segundo havia afirmado em julho o vice-presidente executivo de operações na Europa Central e Leste Europeu, Antoine de Saint-Affrique. A economia do país poderia crescer 4,5% este ano, acima da previsão governamental de 3,1%, de acordo o primeiro vice-presidente do Bank Rossii, Alexei Ulyukayev, em entrevista ao jornal local "Izvestia", publicada em 3 de março.

 

O mercado de alimentos embalados da Rússia, que movimenta US$ 60 bilhões, terá expansão anual de 2,9% até 2014, acima da previsão para a Europa Ocidental, de 0,7%, segundo números da Euromonitor International. O mercado de sorvetes da Rússia, de US$ 1,7 bilhão, deverá crescer 3,2% ao ano no mesmo período, em comparação ao aumento de 1,1% previsto para a Europa Ocidental, de acordo com a empresa de pesquisas.

 

Kakkar prevê a recuperação do consumo na Rússia em meados deste ano, depois da mais grave crise econômica já registrada, que chegou a seu pior ponto no segundo trimestre de 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 10,9%.

 

A fábrica em Tula será a nona da empresa na Rússia, incluindo a que pertencia à ZAO Baltimore, uma fabricante de ketchup comprada em abril de 2009. A Unilever também comprou, em 2008, a Inmarko, maior fabricante de sorvetes do país, com o que ganhou participação de 17% no mercado russo do produto. A Inmarko produz marcas como a Magnate e a San Cremo, em três fábricas na Rússia.

 

A marca de sorvete mais vendida na Rússia é a Torzhestvo, da Unilever, que significa "celebração" em russo e possui participação de mercado de 3,5%, segundo a Euromonitor. A 48 Kopeks, da Nestlé, é a terceira maior marca, atrás da Russky Kholod (gelo russo), produzida pela OAO Russky Kholod.

 

A Unilever obtém cerca de 50% de suas vendas em países em desenvolvimento, como Brasil, Rússia e China. O país europeu continuará sendo um "mercado de foco" para crescimento futuro, segundo havia informado em outubro o executivo-chefe da Unilever, Paul Polman.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Qualidade do trigo na mira do governo

Depois de subsidiar, pela segunda safra consecutiva, cerca de 30% da produção nacional de trigo, o governo...

Veja mais
Ministros abrem fogo contra ameaça de alta do pãozinho

O governo brasileiro classificou de "terrorismo" e "especulação" as ameaças da Associaç&atil...

Veja mais
Polêmicas, novas regras da Anvisa não vigoram

Duas medidas impostas em fevereiro pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ...

Veja mais
Marisol e Babysol

A Marisol, uma das maiores indústrias de vestuário infantil, que também atua com franquias neste se...

Veja mais
Alimentos pressionam custo de vida em SP

O Índice de Custo de Vida (ICV) na capital paulista avançou 0,59% em fevereiro, influenciado pelo aumento ...

Veja mais
Copa anima Ponto Frio e Extra

Ponto Frio e Extra acreditam que a venda de televisores crescerá 110% em relação ao primeiro semest...

Veja mais
Mais celulares no Pão de Açúcar

As vendas de aparelhos celulares do varejo indicam que os produtos ainda têm forte demanda. No Grupo Pão de...

Veja mais
Drogasil quer crescer mais 10% em 2010

Após ampliar as vendas em mais de 30% em 2009, a direção da Drogasil acredita que a companhia conti...

Veja mais
Anvisa autoriza reajuste de 4,6% para remédios

Em 2010, os medicamentos poderão ser reajustados em um percentual médio de 4,6%. Os índices foram d...

Veja mais