A Unilever, segunda maior fabricante mundial de bens de consumo, planeja expandir-se na Rússia e em outras ex-repúblicas soviéticas para aproveitar a recuperação nos gastos dos consumidores, segundo o chefe da empresa na Rússia, Ucrânia e Belarus, Sanjiv Kakkar.
"A Rússia é o mercado-chave", disse Kakkar ontem, na região de Tula, sul de Moscou, onde a companhia constrói uma fábrica de sorvetes, que está consumindo investimentos de US$ 140 milhões. "Estamos sempre estudando aquisições por aqui", afirmou o executivo.
A Unilever vende sorvetes na Rússia sob marcas como Magnum e Ben & Jerry e vê "enorme" potencial de crescimento no país, segundo havia afirmado em julho o vice-presidente executivo de operações na Europa Central e Leste Europeu, Antoine de Saint-Affrique. A economia do país poderia crescer 4,5% este ano, acima da previsão governamental de 3,1%, de acordo o primeiro vice-presidente do Bank Rossii, Alexei Ulyukayev, em entrevista ao jornal local "Izvestia", publicada em 3 de março.
O mercado de alimentos embalados da Rússia, que movimenta US$ 60 bilhões, terá expansão anual de 2,9% até 2014, acima da previsão para a Europa Ocidental, de 0,7%, segundo números da Euromonitor International. O mercado de sorvetes da Rússia, de US$ 1,7 bilhão, deverá crescer 3,2% ao ano no mesmo período, em comparação ao aumento de 1,1% previsto para a Europa Ocidental, de acordo com a empresa de pesquisas.
Kakkar prevê a recuperação do consumo na Rússia em meados deste ano, depois da mais grave crise econômica já registrada, que chegou a seu pior ponto no segundo trimestre de 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 10,9%.
A fábrica em Tula será a nona da empresa na Rússia, incluindo a que pertencia à ZAO Baltimore, uma fabricante de ketchup comprada em abril de 2009. A Unilever também comprou, em 2008, a Inmarko, maior fabricante de sorvetes do país, com o que ganhou participação de 17% no mercado russo do produto. A Inmarko produz marcas como a Magnate e a San Cremo, em três fábricas na Rússia.
A marca de sorvete mais vendida na Rússia é a Torzhestvo, da Unilever, que significa "celebração" em russo e possui participação de mercado de 3,5%, segundo a Euromonitor. A 48 Kopeks, da Nestlé, é a terceira maior marca, atrás da Russky Kholod (gelo russo), produzida pela OAO Russky Kholod.
A Unilever obtém cerca de 50% de suas vendas em países em desenvolvimento, como Brasil, Rússia e China. O país europeu continuará sendo um "mercado de foco" para crescimento futuro, segundo havia informado em outubro o executivo-chefe da Unilever, Paul Polman.
Veículo: Valor Econômico