Supermercados campineiros faturam R$ 13,5 bi

Leia em 4min 10s


O setor supermercadista de Campinas e região faturou no ano passado R$ 13,5 bilhões e representou 25% do faturamento no Estado de São Paulo que foi de R$ 54,3 bilhões. O Estado de São Paulo é responsável por 32,4% do faturamento nacional que foi de R$ 167,2 bilhões. Para este ano o setor deve crescer em 8% a 10%. Os números foram divulgados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

 

A regional da Apas em Campinas conta com 348 lojas associadas incluindo hipermercados e supermercados em 90 cidades. Em todo o estado são 1,1 mil associados em 2,2 mil lojas gerando 230 mil empregos diretos e aproximadamente 790 mil indiretos. A direção da Apas esteve em Campinas para divulgar balanço do setor, a projeção de vendas para a Páscoa deste ano e para divulgar o 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de negócios em Supermercados - Feira da Apas 2010, evento que acontece de 10 a 13 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

A Apas estimou que este ano as vendas de Páscoa devem crescer entre 7% e 10% em relação a 2009. A perspectiva é que o consumo deverá somar 100 milhões de unidades, o equivalente a 25.500 toneladas. De acordo com a tendência que vem sendo observada no setor nesses últimos anos, os ovos menores (entre 90g e 150g) serão os primeiros a ser consumidos e responder pelo maior volume de vendas no encerramento do período.

 

O vice-presidente de Comunicação da Apas, Martinho Paiva Moreira, acredita que este ano as empresas fabricantes de ovos de Páscoa apostam em formatos dos brindes incorporados ao recheio que acabam sendo responsáveis pela decisão do consumidor na hora da compra. "O ovo de Páscoa está em média cerca de 5% mais caro que em 2009. O aumento ocorreu em função da quebra da safra de cana na Índia devido às grandes secas, o que ocasionou uma procura maior pelo açúcar brasileiro", disse.

 

Segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), desenvolvido pela Apas em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço do açúcar teve alta de 67,87% em 2009. Mesmo os adoçantes subiram: 60,05% no mesmo período, o que também está afetando os preços dos ovos diets.

 

Outro fator que está colaborando para o aumento de preços são as lembrancinhas que recheiam os ovos, a cada ano mais diversificadas e sofisticadas. Tais produtos ganham cada vez mais apelo popular, e já passaram a ser considerados os maiores atrativos para as crianças.

 

Mesmo com o aumento do dólar nas últimas semanas o bacalhau e o azeite produtos típicos da Páscoa e da semana Santa estão estáveis. O bacalhau importado já chegou ao Brasil, portanto, não existem produtos em trânsito que podem ser tarifados pelo preço mais elevado do dólar. As vendas deverão apresentar crescimento de 5% em comparação com o ano anterior. A opção para o consumidor que, ainda assim, achar o preço do bacalhau muito salgado é utilizar alternativas, como a Merluza, nas receitas. Para o azeite, inseparável complemento do bacalhau, também não existe nenhuma estimativa de que o preço suba no ponto de venda nas próximas semanas. A perspectiva é de manutenção dos níveis atuais.

 

Feira

 

O presidente da Apas, João Sanzovo Neto, disse que o 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados - Feira da Apas 2010, que acontece de 10 a 13 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, vai reunir 500 empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para supermercados em 66 mil metros quadrados, 20% a mais que na edição do ano passado.

 

Mais de 20 empresas internacionais vão expor suas novidades para o setor, com destaque para o Grupo Disney (EUA). Uma área exclusiva vai reunir Fundacion Exportar (Argentina), Antad (México), Joalpe International (Portugal), Castilla la Mancha (Espanha), Edge Tools (EUA) e Conglomerado de Alimentos de Uruguai - Ciali (Uruguai), entre outras. O volume estimado de negócios deve alcançar R$ 4,5 bilhões.

 

Este ano, o evento debate a diversidade, assunto discutido em todo o mundo e que desperta o interesse dos brasileiros. Sob o tema "Diversidade - O mundo novo do novo consumidor". A entidade espera receber aproximadamente 75 mil participantes, entre empresários, fornecedores, diretores e executivos de supermercados do Brasil e do exterior.

 

Os participantes do Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados terão à disposição uma importante ferramenta de consulta, o site www.feiraapas.com.br. A interface digital do evento tem estrutura abrangente, dinâmica e em sintonia com as principais redes sociais, como: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, Flickr, além de blog, depoimentos em áudio e vídeo, newsletter, pesquisa de expositores, entre outros recursos.

 

Veículo: DCI


Veja também

Cooperativas querem criar maior empresa de lácteos da América Latina

A fusão na atividade de leite é uma tendência mundial e o Brasil está atrasado no processo, s...

Veja mais
Lojas devem manter IPI menor de móveis

Apesar do incentivo federal terminar no dia 31, redes garantem desconto até o fim do estoque   Na pr&oacut...

Veja mais
Preços de genéricos têm diferença de até 421,16%

A diferença de preços entre medicamentos genéricos chega a 421,16% em farmácias da cidade de...

Veja mais
COELHO

A Bauducco, que neste ano produziu 9 milhões de colombas, projeta crescimento de 15% nas vendas. A Hershey's do B...

Veja mais
Mesmo sem o IPI, venda de bens duráveis se manterá alta

As expectativas de varejistas como o Grupo Pão de Açúcar, a Cybelar e a rede de concessionár...

Veja mais
Logística terá aportes de R$ 20 bi em 5 anos

O otimismo vivido pelo setor de logística no mercado interno, que cresce a galope em termos de demanda e cerca de...

Veja mais
Déficit de armazenagem pode chegar a 20 mi de toneladas

Enquanto o setor agrícola comemora a segunda maior produção de grãos no Brasil, produtores e...

Veja mais
Brasil Foods diz que há mais espaço no exterior para realizar possíveis aquisições

O copresidente do conselho de administração da companhia, Nildemar Secches, disse ontem que a BRF est&aacu...

Veja mais
100% Brasil

A Cia. Hering está lançando uma coleção de roupas e acessórios em comemoraç&at...

Veja mais