Ovos de Páscoa têm número igual e peso diferente, diz ProTeste

Leia em 1min 50s

Levantamento do órgão de defesa do consumidor encontrou, por exemplo, ovos com número 15 da mesma marca com 150 g e 240 g

Produtos com menos chocolate às vezes têm preço elevado em relação ao de mesmo número por causa do brinde, diz pesquisadora

 

Levantamento da ProTeste mostra que, ao comprar ovos de Páscoa, o consumidor precisa estar atento até com a numeração de uma mesma marca, que pode ter pesos diferentes.

 

A pesquisa revela, por exemplo, que ovo Batom Chocolate ao Leite e Chocolate Branco número 15, da Garoto, tem 150 g. Já o Opereta Chocolate Branco com Castanha de Caju, também número 15 e da mesma empresa, tem 240 g. O primeiro, que tem mais chocolate, custa mais caro -R$ 23,99 ante R$ 16,99 do segundo.

 

A diferença de quantidade também ocorre com os ovos Spiderman, de 170 g, e Sonho de Valsa Meio a Meio, de 270 g, ambos da Lacta e número 15.

 

Segundo a pesquisadora de alimentos da ProTeste, Fernanda Ribeiro, os brindes estão entre os responsáveis por isso. "Os produtos com menos chocolate às vezes têm um preço elevado em relação a ovos do mesmo número porque têm o atrativo do brinde", afirma.

 

Se o objetivo for comprar um ovo para obter o brinde, deve-se então olhar se há selo do Inmetro e a informação da faixa etária que pode usá-lo. Isso pode evitar que crianças se acidentem com o brinquedo.

 

O levantamento referente a preços e outras características dos ovos foi feito pela ProTeste em oito municípios paulistas.

 

Quem também alerta para cuidados ao comprar um ovo é Valéria Rodrigues, do Procon. Ela afirma que é preciso observar se o produto está bem armazenado, em local fresco, e se a embalagem não está violada.

 

Deve-se também estar atento à data de validade e ao estado do chocolate. Caso esteja esbranquiçado, pode significar que o produto chegou a derreter e foi resfriado posteriormente. Nesse caso, pode ser trocado. (MÁRCIO PINHO)

 

Veículo: Folha de São Paulo


Veja também

Desafio para as grandes empresas...

Por que o investimento para divulgar produtos e conversar com os consumidores em redes sociais como Facebook e Twitter d...

Veja mais
Dos medicamentos à perfumaria

Endereço da Weleda no Itaim tem seu lado de entreposto de produtos naturais, mas mantém o estilo de farm&a...

Veja mais
Preço do ovo de Páscoa varia até 90% em SP

Os preços dos ovos de Páscoa podem variar até 90% nos supermercados da cidade de São Paulo, ...

Veja mais
Agência das Casas Bahia fica com a conta do Ponto Frio

Young & Rubicam vai atender as duas empresas, do Grupo Pão de Açúcar, na sede de São Cae...

Veja mais
Cooperativas querem criar maior empresa de lácteos da América Latina

A fusão na atividade de leite é uma tendência mundial e o Brasil está atrasado no processo, s...

Veja mais
Lojas devem manter IPI menor de móveis

Apesar do incentivo federal terminar no dia 31, redes garantem desconto até o fim do estoque   Na pr&oacut...

Veja mais
Preços de genéricos têm diferença de até 421,16%

A diferença de preços entre medicamentos genéricos chega a 421,16% em farmácias da cidade de...

Veja mais
Supermercados campineiros faturam R$ 13,5 bi

O setor supermercadista de Campinas e região faturou no ano passado R$ 13,5 bilhões e representou 25% do f...

Veja mais
COELHO

A Bauducco, que neste ano produziu 9 milhões de colombas, projeta crescimento de 15% nas vendas. A Hershey's do B...

Veja mais