Levantamento do órgão de defesa do consumidor encontrou, por exemplo, ovos com número 15 da mesma marca com 150 g e 240 g
Produtos com menos chocolate às vezes têm preço elevado em relação ao de mesmo número por causa do brinde, diz pesquisadora
Levantamento da ProTeste mostra que, ao comprar ovos de Páscoa, o consumidor precisa estar atento até com a numeração de uma mesma marca, que pode ter pesos diferentes.
A pesquisa revela, por exemplo, que ovo Batom Chocolate ao Leite e Chocolate Branco número 15, da Garoto, tem 150 g. Já o Opereta Chocolate Branco com Castanha de Caju, também número 15 e da mesma empresa, tem 240 g. O primeiro, que tem mais chocolate, custa mais caro -R$ 23,99 ante R$ 16,99 do segundo.
A diferença de quantidade também ocorre com os ovos Spiderman, de 170 g, e Sonho de Valsa Meio a Meio, de 270 g, ambos da Lacta e número 15.
Segundo a pesquisadora de alimentos da ProTeste, Fernanda Ribeiro, os brindes estão entre os responsáveis por isso. "Os produtos com menos chocolate às vezes têm um preço elevado em relação a ovos do mesmo número porque têm o atrativo do brinde", afirma.
Se o objetivo for comprar um ovo para obter o brinde, deve-se então olhar se há selo do Inmetro e a informação da faixa etária que pode usá-lo. Isso pode evitar que crianças se acidentem com o brinquedo.
O levantamento referente a preços e outras características dos ovos foi feito pela ProTeste em oito municípios paulistas.
Quem também alerta para cuidados ao comprar um ovo é Valéria Rodrigues, do Procon. Ela afirma que é preciso observar se o produto está bem armazenado, em local fresco, e se a embalagem não está violada.
Deve-se também estar atento à data de validade e ao estado do chocolate. Caso esteja esbranquiçado, pode significar que o produto chegou a derreter e foi resfriado posteriormente. Nesse caso, pode ser trocado. (MÁRCIO PINHO)
Veículo: Folha de São Paulo