Agência das Casas Bahia fica com a conta do Ponto Frio

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Young & Rubicam vai atender as duas empresas, do Grupo Pão de Açúcar, na sede de São Caetano

 

A agência Young & Rubicam, que detém a conta das Casas Bahia, vai absorver também a publicidade e o marketing da rede Ponto Frio. As duas contas serão atendidas na unidade da Y&R em São Caetano do Sul, onde fica a sede da Bahia.

 

As agências DM9 e Fischer+Fala, que desde 2008 dividiam a conta da rede de eletroeletrônicos, encerrarão o atendimento dentro de 60 dias.

 

A decisão, anunciada ontem, marca o fim da especulação sobre o destino da conta que surgiu desde que o Grupo Pão de Açúcar (GPA), que já era dono do Ponto Frio, adquiriu o controle das Casas Bahia, em dezembro. Quando o Pão de Açúcar comprou o Ponto Frio, em junho do ano passado, a expectativa era que a conta seria absorvida pela PA Publicidade, a agência de publicidade interna do GPA.

 

Segundo a Folha apurou, o fato de a Y&R absorver agora a conta do Ponto Frio não significa que a agência ficará com ela no longo prazo. A empresa está concentrando esforços na integração da gestão de Bahia e Ponto Frio, unidas na empresa Globex, e vai deixar a decisão a respeito da publicidade para mais tarde.

 

O Pão de Açúcar sempre defendeu o uso de uma agência interna. Na visão da companhia, além de custos menores, uma agência interna garante mais agilidade na integração entre as áreas de operação e marketing. A decisão de internalizar ou não a conta das duas bandeiras no futuro levará em conta a questão de custos.

 

Ao absorver a conta do Ponto Frio, que investiu R$ 392 milhões em mídia no ano passado, sem considerar os descontos de veiculação, a Y&R se distancia ainda mais do segundo colocado no ranking das maiores agências do país.

 

Impulsionada pelos investimentos da Bahia, o maior anunciante do país, a Y&R liderou o ranking das agências no ano passado, com uma verba de R$ 4,8 bilhões -R$ 3 bilhões a mais do que a segunda colocada, a AlmapBBDO.

 

Pelo acordo de reversibilidade firmado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) logo após o anúncio da fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio, as duas marcas podem dividir uma única agência, mas ficam proibidas de fazer anúncios conjuntamente, dividindo custos de veiculação.

 

Cada marca também é obrigada a manter o nível dos investimentos em mídia realizados no ano passado.

 

Veículo: Folha de São Paulo


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