Brasil é o terceiro em consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos, diz Abihpec

Leia em 2min 30s

O Brasil ocupou o terceiro lugar no mercado mundial de cosméticos, perfumes e higiene pessoal em 2007. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o consumidor brasileiro gastou US$ 22,23 bilhões em produtos do setor no ano passado - 22,6% a mais do que em 2006. O país é responsável por 7,6% do consumo mundial desses produtos.

 

“O setor vem tendo um crescimento significativo há 12 anos, com uma taxa de elevação de 10,9%. Sem dúvida 2007 ante 2006 também mostrou números expressivos no crescimento no mercado mundial, nos colocando na terceira posição de mercado consumidor. Nós só perdemos para os EUA e Japão. Nós estamos muito mais na perspectiva de ultrapassar o Japão do que sermos ultrapassados por outros países nos próximos cinco anos”, afirmou o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio.

 

Ele explicou que esse crescimento ocorreu principalmente devido à melhoria na renda da população, sobretudo nas classes mais baixas, tornando de uso cotidiano aquilo que era mercadoria de utilização esporádica dentro do setor de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos. “O consumidor vem incorporando, cada vez mais, os hábitos de uso de produtos do nosso setor no seu dia-a-dia.”

 

O Brasil ocupa ainda o segundo lugar do mundo em consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos masculinos, com US$ 1,79 bilhões vendidos ao consumidor, 19,2% a mais do que em 2006. “Cada vez mais, o homem vem se conscientizando de que os produtos de um modo geral trazem benefícios para a mulher e porque nós vamos ficar isolados e não incorporar nos nossos hábitos esses produtos, uma vez que ele pode tornar nossa pele mais saudável, hidratada e em melhores condições resistir as intempéries do dia-a-dia e da idade."

 

Em 2007, o país ocupou ainda o segundo lugar no consumo de produtos para higiene oral (US$ 2,21 bilhões, crescimento de 19,6% ante 2006), produtos para cabelos (US$ 6,05 bilhões, com elevação de 25,8%), perfumaria (US$ 3,69 bilhões, crescimento de 21,3%), desodorantes (US$ 2,15 bilhões, aumento de 26,8% com relação ao anterior). O consumo de protetores solares ocupa o terceiro lugar no mercado mundial, com US$ 57 bilhões em vendas em 2007, 31,2% a mais do que no ano anterior.

 

De acordo com o presidente da Abihpec, as vendas tanto no mercado interno quanto para os países estrangeiros devem ser impulsionadas durante a 18ª Feira Internacional da Beleza – Cosmética 2008, que será realizada 27 a 30 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.

 

A expectativa da organização é a de que o evento receba cerca de 30 mil pessoas. “A feira reúne 220 expositores, que representam mais de 400 marcas, e apresenta cerca de dois mil lançamentos. Nosso foco é o público com poder de decisão em negócios e para a indústria, com 100% das ações voltadas para os negócios”, disse.

 

Veículo: Agência Brasil


Veja também

Pecuária leiteira perde com excesso de produção

Para o Silemg, a cadeia esperava um aumento na demanda mundial.   A crise que afeta o setor leiteiro foi causada...

Veja mais
Línea Sucralose investe em adoçantes

A empresa Línea Sucralose, controlada do Laboratório Neo Química, especializada na produç&at...

Veja mais
Pão de Açúcar inscreve para Programa de Trainee em todo o país

O Grupo Pão de Açúcar está com inscrições abertas para o Programa de Trainee. ...

Veja mais
Assédio sexual: um crime no trabalho

O ser humano é considerado um ser social e isso faz com que ele procure a companhia dos seus semelhantes para for...

Veja mais
Duloren será a primeira do país a usar a lycra 2.0

A DuLoren será a primeira grife de lingerie do Brasil a usar a lycra 2.0, a nova tecnologia da Invista, lan&ccedi...

Veja mais
Brahma em festa

A África carregou na emoção no comercial que festeja os 120 anos da Brahma. No filme, que entra no ...

Veja mais
País é o segundo maior consumidor mundial

O aumento do poder aquisitivo das classes C e D em 2007 colocou o Brasil na posição de segundo maior consu...

Veja mais
As 10 maiores

Bunge, Sadia, Perdigão, Tractebel, Celesc, Vega do Sul, Eletrosul, Tigre e Seara são as 10 maiores empresa...

Veja mais
Expansão

A Brascola, com fábrica em Joinville, triplicou sua capacidade de produção este ano. Desde agosto o...

Veja mais