Melhora do cenário econômico e lançamento de produtos devem ajudar no resultado da agroindústria.
A Rio Branco Alimentos S/A, detentora da marca Pif Paf Alimentos, pretende superar a marca de R$ 1 bilhão em faturamento em 2010, o que representa um aumento da ordem de 20% em relação ao ano passado, conforme o diretor Comercial da empresa, Edvaldo Campos. "Acredito que, no que depender da empresa, este ano tem tudo para ser um ano histórico, superando, pela primeira vez, o faturamento de R$ 1 bilhão", disse.
Ele ressaltou que vários fatores influenciam no resultado de uma empresa que atua no segmento de agronegócio. "Para se ter uma ideia, mais de 60% do custo total da Pif Paf vêm da compra de dois suprimentos, que são o milho e a soja. Isso significa que se houver uma mudança significativa nos preços desses insumos nosso resultado poderá ser alterado ao final do ano, positivamente ou negativamente", analisou.
De acordo com Campos, a melhora do cenário econômico, o lançamento de produtos e a modernização da unidade de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, através da modernização de diversos setores do frigorífico, que tornará a unidade mais produtiva, devem ajudar no resultado deste ano.
"Além do mais, ainda neste ano iremos inaugurar nossa maior unidade em Goiás. E também continuaremos investindo em nossa planta de Leopoldina, também na Zona da Mata, que foi inaugurada em 2007, e é a que mais aumentou a sua produção nos últimos anos", ressaltou.
O diretor disse que o resultado das vendas do mercado interno relativo ao primeiro trimestre ainda não foi fechado. "Agora, é fato que os primeiros três meses deste ano foram melhores do que o mesmo intervalo de 2009, já que todas as unidades da Pif Paf estão a pleno vapor", disse.
Unidades - Segundo ele, na unidade de Visconde do Rio Branco, onde a empresa possui um frigorífico que abate e industrializa aves, a produção total beira à capacidade máxima da planta. "Já na planta de Patrocínio, no Alto Paranaíba, onde abatemos e industrializamos carne suína, a produção se mantém estável, o que já era previsto, pois tivemos uma série de expansões nos últimos anos. E em Leopoldina, a Pif Paf segue investindo para aumentar a produção de massas prontas congeladas, já que essa linha de produtos é uma das que mais cresce em todo o portfólio da empresa", salientou.
Conforme Campos, a fábrica de Viçosa, na Zona da Mata, que recebeu uma série de investimentos para a produção de bacalhau desfiado em 2009, permanece com a produção estável. "Todas as unidades estão funcionando entre 70% a 95% da capacidade de produção", disse.
O diretor da empresa ressaltou que os produtos mais vendidos pela Pif Paf durante o primeiro trimestre foram os hambúrgueres, salsicha, cortes de frango e de suíno, pizzas e presunto. "Acredito que a linha de massas prontas congeladas têm um grande potencial de crescimento para este ano", frisou.
Ele salientou que recentemente a empresa lançou no mercado a lasanha de calabresa. "E agora iremos comercializar a salsicha ao molho e a moela ao molho. São dois produtos muito alinhados com a estratégia da Pif Paf, que é de oferecer cada vez mais praticidade aos consumidores. Outras novidades estão previstas para o segundo semestre", ressaltou.
De acordo com Campos, Minas Gerais é o principal mercado consumidor da empresa. "No entanto, se considerarmos o consumo pela população, podemos considerar o Espírito Santo como um grande mercado consumidor para a Pif Paf. No Brasil, temos maior abrangência na chamada área II da Nielsen, que é Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo", disse.
Mercado - No que se refere ao mercado externo, as vendas tiveram crescimento, conforme Campos, de aproximadamente 20% no primeiro trimestre de 2010 contra igual período do exercício passado.
De acordo com ele, o desaquecimento da economia interferiu nos negócios em 2009, mas não de forma significativa como aconteceu com outros setores. "O maior impacto foi com o da escassez de crédito. Contávamos com recursos de terceiros para crescer em ritmo ainda mais acelerado e o desaquecimento da economia nos obrigou a rever esse planejamento", disse.
O diretor da empresa frisou que o impacto pouco expressivo da crise é fruto do perfil de produtos fabricados e vendidos pela Pif Paf. "As pessoas não deixam de comprar alimentos, o que ocorre é a substituição de produtos de maior valor para os de menor valor. Como temos produtos de todo os tipos e para todas as classes sociais, não tivemos retração nas vendas", observou.
Ele salientou que a Pif Paf possui cerca de 230 produtos em seu portfólio, desde bacalhau desfiado e cortes de cordeiro uruguaio até produtos mais baratos, como cortes menos nobre de frango e suínos. "No ano passado, os cortes de frango foram os campeões de venda", disse.
Veículo: Diário do Comércio - MG