Brasileiro gasta quase todo o salário no supermercado

Leia em 2min 20s

Em 2009, as famílias gastaram em média R$ 1.663 por mês, contra uma renda de R$ 1.686

 

Os brasileiros gastaram quase toda a renda mensal no supermercado no ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira  (10) pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em São Paulo. Em 2009, as famílias gastaram em média R$ 1.663 por mês nos supermercados, contra uma renda mensal de R$ 1.686.

 

Os números têm como base uma amostra de 8.200 lares de todas as regiões do país, que representam 90% do potencial do consumidor do país.

 

As idas mais frequentes ao supermercado e a oferta de crédito, com o parcelamento das compras em até 12 vezes, tem feito os brasileiros gastarem quase tudo que ganham em comida.

 

O valor médio das compras chegou a R$ 12,50 – contra R$ 11,70 de 2008, ou seja, uma alta de 6,6%. Ao se considerar apenas as vendas ou mini-mercados de bairro, o valor médio da compra chegou a R$ 4,90 – aumento de 9,6% em relação a 2008.

 

O resultado, que já foi pior nos anos anteriores (com um gasto acima da renda), mostra que as famílias estão se adaptando a gastar de acordo com o rendimento, segundo Martinho Paiva, vice-presidente de comunicações da Apas.
- O consumidor está aprendendo a trabalhar melhor com o bolso e seu crédito. Em 2005, com o aumento do crédito, o consumidor gastou mais que a sua renda [R$ 1.337 contra R$ 1.378, uma diferença de 3%]. Já em 2006, ele percebeu que precisava ajustar os gastos. Entre 2009 e 2008, a renda e o gasto médio cresceram 8%, mesmo com o encolhimento do PIB de 0,2%, entre outras dificuldades.

 

Compra do mês

 

Em relação às idas ao mercado, o brasileiro foi, em média, 15 vezes por mês aos estabelecimentos, o que demonstra que o consumidor deixou de lado a compra do mês para adquirir produtos mais frescos todos os dias. Para o vice-diretor de comunicação da entidade, Martinho Paiva, “houve uma diminuição na representatividade [da compra do mês], mas dizer que acabou é muito forte”.
- Quando observamos apenas os hipermercados, o brasileiro ainda faz a compra do mês, sobretudo no início do mês, quando geralmente a população recebe o salário.

 

Os números comprovam a tese: o brasileiro vai, em média, cinco vezes por mês aos hipermercados. Entretanto, quando se considera o varejo tradicional (vendas, quitandas, pequenos mercados de vizinhança), o número de idas sobe para 11. Ou seja, parte da população ainda compra em grandes quantidades, mas o consumidor prefere comprar aos poucos e perto de casa.

 


Veículo: Portal R7


Veja também

Projeto de lei prevê concessão de 30 dias de folga aos pais

A medida beneficia funcionários de empresas que participam do Programa Empresa Cidadã e que têm mulh...

Veja mais
Bolas brasileiras querem golear Adidas e Nike

Copa da África do Sul reforça táticas de varejo de Dalponte, Penalty e Topper, que projetam vendas ...

Veja mais
Fruteira

Está no processador no Brasil uma campanha nacional para fazer os brasileiro comerem mais frutas. Apesar de ser u...

Veja mais
Café do coração

Com o objetivo de consolidar sua atuação nacional, a partir de agora, o Grupo Santa Clara chama-se 3 Cora&...

Veja mais
Arriba

A rede Extra, do grupo Pão de Açúcar, prepara desembarque em mais um estado do Nordeste. Está...

Veja mais
Brinquedo sem preconceito

Ícone da beleza europeia e sinônimo de loirice, a Barbie negra chega ao Brasil e abre espaço para as...

Veja mais
Supermercados I

Os supermercados paulistas devem registrar crescimento de 10% no faturamento este ano, quando comparado a 2009, quando a...

Veja mais
Argentina limita importação de alimentos

Medida deverá barrar produtos brasileiros como carne suína, tomate e milho em conserva, segundo a imprensa...

Veja mais
Hypermarcas tem quase R$ 1,9 bi para aquisições

A Hypermarcas nunca teve tantos recursos em caixa para investir em novas aquisições, e na integraç&...

Veja mais