Marca de alimento pesará menos na decisão de compra

Leia em 1min 30s

O perfil de consumo de alimentos dos brasileiros está mudando. A marca, que hoje é apontada por 59% dos consumidores como o fator mais importante na decisão de compra, deve ter sua importância reduzida nos próximos anos, aponta pesquisa do Ibope e Fiesp.

 

O estudo mostra que apenas 42% dos consumidores acreditam que, no futuro, o nome da empresa continuará sendo o principal item considerado na hora da compra. "A marca não deixará de ser importante, mas terá menor peso na avaliação do consumidor porque outros fatores ganharão força", diz Marcelo Castilho, gerente de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência.

 

A qualidade é o item que mais deve ganhar importância, seguido pelo teor nutritivo. Ambos os fatores devem se sobrepor a questões como sabor e preço no momento da compra. "Isso indica que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos mais saudáveis", afirma Antonio Carlos Costa, gerente do Departamento de Agronegócio da Fiesp e coordenador da pesquisa.

 

E essa não é uma particularidade tupiniquim. Os brasileiros estão seguindo uma tendência mundial, segundo Costa.

 

"Cada vez mais os consumidores buscam conveniência, praticidade, confiabilidade e sustentabilidade. Embora os brasileiros ainda não saibam bem o que é sustentabilidade e não compreendam termos como alimentos funcionais, eles buscam isso. Só não conseguem verbalizar", explica Costa.

 

Hoje, 21% dos consumidores brasileiros se enquadram na categoria dos que priorizam alimentos que trazem benefícios à saúde, apresentam selos de qualidade e são fabricados por empresas que protegem o meio-ambiente ou têm projetos sociais.

 

Independentemente de preferências, os consumidores das nove capitais pesquisadas afirmaram que também que as companhias devem investir em projetos sociais se quiserem ser admiradas e respeitadas.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cade julga hoje megafusão entre Sanofi-Aventis e Medley

Depois da medida cautelar que suspendeu, em junho do ano passado, a fusão entre a francesa Sanofi-Aventis e a fab...

Veja mais
Garrafa "ecológica" reduz custo do frete

Uma boa notícia na área de embalagens para o setor de bebidas: o lançamento das novas garrafas de v...

Veja mais
Varejista deve gerenciar consumidor, não gôndola

Ao fim das compras, a atendente de caixa é solícita ao perguntar: "Não encontrou algum produto em n...

Veja mais
Lucro do Walmart avança fora dos EUA

O Walmart, maior rede varejista do mundo, anunciou aumento de 10% no lucro de seu primeiro trimestre fiscal, beneficiado...

Veja mais
À venda, Nilza suspende operação

Em recuperação judicial desde o ano passado e com operações paralisadas em suas unidades por...

Veja mais
O lixo nosso de cada dia

Pesquisadora pesa e analisa resíduos produzidos em uma semana por quatro famílias paulistanas Há...

Veja mais
Aquisição de alimentos cresce mais de 450% em seis anos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou termo de cooperação técnica com o Minist&eacu...

Veja mais
Exportação de algodão do oeste baiano deve aumentar até 65%

As vendas de algodão do oeste da Bahia para o mercado internacional podem aumentar para 120 mil a 150 mil tonelad...

Veja mais
Centauro abre mais duas lojas

A rede de artigos esportivos Centauro, que pertence ao Grupo SBF, inaugura mais duas lojas no estado de São Paulo...

Veja mais