Já é Natal no Grande ABC

Leia em 4min

Ao andar pelas ruas da região, já é possível se deparar com lojas cheias de enfeites natalinos. Segundo os lojistas, as opções estão cada vez mais diversificadas e para todos os bolsos. E como a tendência é vender tudo por causa da economia aquecida, na medida que já vão chegando a seus estoques os produtos são expostos mais cedo para conquistar os clientes.

 

Segundo o empresário Marigildo Fabretti, da loja Lâmpadas & Cia., de Santo André, neste ano os preços estão parecidos com os do ano passado. "Conseguimos comprar em grande volume. Vamos repassar os descontos para nossos clientes", afirma.

 

Dos 4 mil itens da loja, 80% deles são importados. Segundo, sócia da Lâmpadas & Cia. Cleuza Teixeira Ramos Fabretti, neste ano a loja tem uma variedade 40% maior que a de 2007. "Investimos 40% a mais neste ano também, para acompanhar nosso crescimento", explica.

 

Segundo Cleuza, em 2007 a loja registrou um crescimento de vendas de 30% em novembro e 28% em dezembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. Portanto, neste ano, a previsão é de crescer na mesma proporção. "As pessoas do Grande ABC sabem que não vale a pena ir na rua 25 de Março, em São Paulo. Lá tem diversidade, mas é preciso rodar bastante, e muitas vezes nem é tão mais barato que os nossos produtos. Aqui eles encontram tudo num único lugar", explica.

 

VENDAS

 

O Sam's Club andreense também começou a vender produtos natalinos em setembro. Em 2008, a variedade está 20% maior que no ano anterior. A expectativa da rede é aumentar as vendas em pelo menos 33% em comparação ao ano passado.

 

A explicação da rede é que como atende também pessoa jurídica, com a antecipação, muitos compram para enfeitar seus estabelecimentos. Com isso, a rede atrai também o consumidor final em busca de novidades. Foi o que aconteceu com a psicóloga Sônia Felici, que tem ido a loja para ver o que tem de novo. "Meu marido é síndico e eu acabo ajudando. Estou querendo comprar cortina de luzes para trocar as antigas", explica.

 

No Palácio dos Enfeites, de Santo André, a sócia Priscila Nobeschi, afirma que vai aumentar o espaço para comportar todos os itens. "Não sei exatamente quantos itens temos, mas teremos aproximadamente 50% a mais de variedade do que 2007", afirma.

 

Mickey inflaciona custo final de árvore de Natal

 

A árvore de Natal está cada vez mais diversificada. Existe de todos os tamanhos e cores, e neste ano há vários enfeites diferentes como pássaros, borboletas e bolinhas ilustradas com desenhos animados. Mas, quem opta por desenhos licenciados, como o do Mickey Mouse, pagará um pouco mais caro.

 

Segundo a empresária Cleuza Teixeira Ramos Fabretti, da loja Lâmpadas & Cia, de Santo André, há árvores de diversos tamanhos - que variam de 60 cm (R$ 5,60 sem enfeites) a 4 metros (R$ 1.600 sem enfeites). "O valor final pode variar bastante, pois tudo depende do tamanho da árvore, da quantidade dos galhos, da decoração e da fita escolhida para o laço", explica.

 

Como os enfeites encarecem o custo final da árvore, se preferir produtos de desenho animado o valor final deve ser bem mais alto porque muitos são licenciados. É o que acontece com os enfeites do Mickey. "Um pinheiro, de 1,20 m, com laços, bolas e pinhas pode custar R$ 93,80. Se substituir por produtos com a imagem do Mickey esse valor pode subir para R$ 220,50", compara.

 

Segundo Cleuza, neste ano há presépios para todos os gostos, dos tradicionais aos mais arrojados. Tanto que na Lâmpadas & Cia tem presépios que vão desde R$ 3,90 até R$ 2.500. "Há alguns de resinas, estilizados, outros cravejados de pedras. Os tradicionais custam de R$ 3,90 até R$ 86,50", explica.

 

No Sam's Club de Santo Anndré é possível encontrar figuras de resina que aliam graça e tecnologia, como uma árvore de natal animada com luzes e movimentos e uma vila com música e trenzinho.

 

PAPAI NOEL - No Palácio dos Enfeites, em Santo André, as novidades ficam por conta dos arranjos de árvore como beija-flor (R$ 13,50), pavão (R$ 17,20), borboleta (que varia de R$ 3,55 até R$ 20,85).

 

Outra novidade é a variedade com a figura de Papai-Noel. Esse ano, o vermelho e o dourado perdem lugar para o creme, o marrom e o verde. Os enfeites animados custam, em média, R$ 128.

 

Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Com a discoteca inteira no bolso

Os tocadores de MP3 se modernizam e incorporam elementos dos celulares   Os aparelhos de reproduçã...

Veja mais
Comércios recrutam Papais Noéis

Barba branca, barriga grande, gorro vermelho, botas pretas, barulho do sino e o famoso ‘ho ho ho'. Figura que faz ...

Veja mais
Carrefour lança marca própria de móveis

  Veículo: Jornal de Brasília...

Veja mais
A vez do abacaxi na Rede Comper

  Veículo: Jornal de Brasília...

Veja mais
Aposta no Dia da Criança

  Veículo: Jornal de Brasília...

Veja mais
Bombril ganha status de alto renome do INPI

A Bombril é a 17ª marca genuinamente brasileira a receber do INPI o reconhecimento de "alto renome". A palav...

Veja mais
Tip Top cresce e inaugura mais franquia

Neste sábado, 27 de setembro, a Tip Top inaugura sua segunda franquia, desta vez, localizada no Shopping Pá...

Veja mais
Varejo acirra disputa no comércio eletrônico

O ritmo frenético de crescimento do comércio eletrônico (e-commerce) no País, que engorda os ...

Veja mais
Licença maior na Marisol

O grupo Marisol, de Jaraguá do Sul, fabricante de confecções infantis que emprega, no país, ...

Veja mais