Festa Junina e Copa elevam venda de itens com amendoim em 50%

Leia em 3min 10s

Fabricantes de produtos derivados do amendoim reforçaram a fabricação de doces e salgados à base do grão para atender à demanda gerada pela Festa Junina e Copa do Mundo. A expectativa é incrementar as vendas em 50% no período frente a 2009, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

 

Somente de maio a julho, o setor escoará 28% da sua produção para o varejo, sendo que o Mundial de futebol vai impulsionar a participação dos aperitivos de amendoim no mercado, que será de 60%, enquanto os doces representarão 40% das vendas.

 

"O alimento será um dos principais acompanhantes durante as reuniões para assistir aos jogos", diz o vice-presidente so setor de amendoim da Abicab e diretor da fábrica Santa Helena, Renato Fechino. Para 2010, o setor prevê faturamento de R$ 1,5 bilhão, cifra 15% maior que em 2009.

 

Durante as festas, a entidade calcula geração de 2.500 postos de trabalhos temporários na indústria e outros 500 nos pontos de venda. A paulista Santa Helena, por exemplo, reforçou a equipe de promotores em aproximadamente 40%, totalizando 250 pessoas.

 

Fechino pontua que a safra do grão no País deverá atingir 250 mil toneladas no ano, mesmo com a redução de 16,8% na área destinada à plantação, o preço continuará competitivo, pois o mercado ainda tem estoque da produção de 2009.

 

Do montante produzido, fatia de 97,5 mil toneladas é destinada à exportação, que poderá movimentar US$ 107 milhões neste ano. Amendoim em grãos tem o maior peso entre os itens destinados aos outros países, com 60 mil toneladas, seguido do óleo e outros produtos industrializados.

 

FORÇA - Para incrementar as vendas no período em 15% frente a 2009, a Yoki Alimentos, que tem fábrica em São Bernardo, instalará 7.000 barraquinhas nos supermercados. "Muitos estabelecimentos no Grande ABC já estão com estrutura de Festa Junina montada", afirma o vice-presidente da empresa, Gabriel Cherubini.

 

Na Copa, o salgadinho da marca terá figurinhas comemorativas. Além deste produto, são produzidos na região farofa e refresco. Fora as contratações extras em outras unidades, a marca aumentou estoque para atender à demanda.

 

A concorrente Sinhá Alimentos viu oportunidade para ampliar a linha de produtos. Segundo o diretor comercial, Anderson Miranda, entre os dez novos itens está o amendoim. "Se a aceitação for boa vamos incorporá-lo à produção." Para dar conta de todos pedidos, a empresa criou outro turno. Entre os planos está elevar a participação no mercado da região em 25% neste ano.

 

Aumento na renda eleva consumo de derivados do produto

 

Pesquisa encomendada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) ao Ibope identificou migração de pessoas das classes D e E para a C tem impulsionado o consumo de amendoim no País, especialmente na região Nordeste.

 

Foram mais de 2.000 representantes da classe médica, formadores de opinião e consumidores ouvidos. Fatia de 63% apontou que compra o grão por ele ser saboroso, 23% consideram barato e 10% acham o amendoim saudável. "Muitos têm visão equivocada sobre o produto, rotulado como primo pobre da castanha, mas ele é protéico e tem poucas calorias", defende o presidente da Abicab, Getulio Ursulino Netto.

 

O executivo destaca que apenas 18% da gordura contida no grão é saturada, ou seja, faz mal à saúde. Hoje, 55% dos produtos vendidos no País têm selo de procedência da entidade.

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Rio Grande do Sul vai colher safra recorde

Produção gaúcha deve ficar em 24,3 milhões de toneladas, resultado que ainda depende do dese...

Veja mais
Helcla Cosméticos avança com xampus emembalagem “família”

Fabricante encontra espaço para crescer com produtos maiores que a média do mercado voltados à clas...

Veja mais
Varejo teme impacto da pirataria em vendas para Copa

A Copa do Mundo de futebol é uma oportunidade para crescimento das vendas em alguns setores do varejo, em especia...

Veja mais
Nestlé lançará máquina de chá inspirada no Nespresso

Aparelho será vendido inicialmente na França e funcionará como as cafeteiras da marca   M&aa...

Veja mais
País perde anualmente R$ 8 bi por não reciclar

Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado dia 14 no Ministério do Meio ...

Veja mais
Ambev reaproveita 98,2% do "lixo" gerado

Volume de água que deixou de ser consumido em 2009 é suficiente para abastecer Uberlândia.   ...

Veja mais
Copa alavanca venda de TV de Led

O varejo já está aproveitando a euforia com os jogos da Copa do Mundo para vender televisores. O Carrefour...

Veja mais
Feira de Marketing apresenta produtos sustentáveis inovadores

Violão e boneca sustentáveis são algumas das ideias que poderão estar disponíveis em ...

Veja mais
Feijoada cara

Alguns ingredientes da feijoada estão 16% mais caros do que no início do ano. O feijão foi o item q...

Veja mais