Helcla Cosméticos avança com xampus emembalagem “família”

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Fabricante encontra espaço para crescer com produtos maiores que a média do mercado voltados à classe C

 

A classe C, representada por 46% da população brasileira, é a grande alavanca do crescimento da Helcla Cosméticos, fabricante de produtos para o cabelo – xampu, condicionador, máscara, creme para pentear e finalizador de pontas. Fundada em 1998 por Claudio Linhares, ex-executivo da Taiff, empresa do Grupo Ikesaki, a Helcla vem registrando crescimentos superiores ao mercado de higiene pessoal, que avança por volta de 11% ao ano. Somente em 2009, o faturamento da Helcla avançou 28%, chegando aos R$ 30 milhões. A meta atual é crescer mais 30%. Por mês, a empresa vende 350 mil unidades de xampus a máscaras de três marcas diferentes: Multiação (para a classe C), Duda Molinos (para as classes A e B) e Mila & Co (para o público infantil).

 

Fundada como distribuidora, a Helcla deu seu grande salto em 2004, quando decidiu virar fabricante e lançar a linha Multiação, voltada para os cabelos dos consumidores emergentes. Composta por itens como xampus e condicionadores em embalagens “família” - de 500 ml em um mercado até hoje dominado pelos potes 250 ml a 350 ml –, a linha Multiação responde por 70% do faturamento da Helcla e 83% de tudo que ela produz mensalmente.

 

O produto, assegura Linhares, está fazendo barulho pelo fato de não ter sal e ainda oferecer uma fórmula que se aproxima dos itens profissionais à venda apenas em cabeleireiros. Produtos profissionais são raros nas gôndolas dos supermercados e das farmácias.

 

A composição, no entanto, não é o único fator que explica o crescimento nas vendas da linha Multiação. “O desenvolvimento de um produto com custo-benefício interessante, que combina qualidade com quantidade família e, consecutivamente, preço (o xampu de 500 ml sai por volta de R$ 9), é o nosso diferencial”, prega Linhares.

 

O avanço da classe C, por sua vez, também contribuiu para a empresa se posicionar como uma opção dentro do concorrido mercado de produtos capilares. “Estamos abrindo uma nova frente nomercado que, curiosamente, está sendo acompanhada por marcas tradicionais, como Seda e Dove (da Unilever) e Elsève (da L´Oréal). Confesso que quando lancei esta linha, não imaginava que estas grandes companhias lançariam embalagens maiores”, diz Linhares

 

A oferta de embalagens maiores, explica ele, tem a ver com a tendência da mulher, geralmente da classe C, de ir ao supermercado e comprar xampu para toda família. Quando quer um produto só para ela, ela segue para uma perfumaria.

 

Para aumentar o ticket médio por consumidora e fidelizá-la, a empresa está diversificando, o que significa entrar emnovas linhas de produtos, como os cremes corporais, os itens para depilação e os sprays para cabelos.

 

Atualmente, a Helcla tem mais de dois mil clientes – 40% deles são supermercadistas. Sua linha de produção está concentrada em uma fábrica própria em Bom Jesus dos Perdões, região de Atibaia (SP) e uma pequena parte é terceirizada com a empresa Provider.

 

Veículo: Brasil Econômico


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