Indústria do tabaco financiou atores de Hollywood

Leia em 1min 50s

Indústria do tabaco financiou atores de Hollywood, diz estudo Estúdios e famosos receberam verbas até os anos 50

 

A indústria do tabaco foi uma das financiadoras do cinema de Hollywood entre as décadas de 20 e 50 e pagou a importantes nomes da época para promover o tabagismo, entre eles Clark Gable, Joan Crawford, John Wayne, Bette Davis e Henry Fonda. É o que apontou estudo publicado na última quarta na revista "Tobacco Control".

 

Pesquisadores da Universidade de Nova York chegaram à ligação entre as celebridades e a indústria após analisar documentos disponíveis na Universidade da Califórnia e outros que se tornaram públicos após ações movidas por grupos antitabagistas contra a indústria.

 

Um desses documentos mostra que a American Tobacco, fabricante do cigarro Lucky Strike, pagou a 42 atores para promover essa marca entre 1937 e 1938. Clark Gable embolsou US$ 10 mil, o que segundo o estudo corresponderia a mais de US$ 140 mil hoje. A mesma quantia receberam Gary Cooper e Carole Lombard.

 

A pesquisa mostra que, no período após a Grande Depressão (1929), algumas fabricantes de cigarro passam por expansão, ao contrário do que ocorria no país.
A American Tobacco aumento em 53%, aproximadamente US$ 128 milhões atuais, o seu orçamento para anúncios impressos e no rádio. Artistas de cinema considerados "top A" participavam das campanhas. Um dos estúdios mais beneficiados pelas campanhas foi a Warner Brothers.

 

O estudo traz ainda imagens de propagandas que datam do início do cinema falado. O ator Al Jolson aparece em uma delas defendendo que o Lucky Strike é uma alternativa a "doces engordantes", que fez parte da campanha veiculada entre 1928 e 1929 intitulada "Pegue um Lucky em vez de um doce".

 

Os autores do estudo dizem que os filmes clássicos com cenas contendo o cigarro, como "Casablanca", impulsionaram o debate sobre a presença deste item nos filmes. Especialistas começaram a defender que esse tipo de imagem era uma influência para que os jovens fumassem, enquanto outros afirmavam que o cigarro nos filmes é algo presente em Hollywood desde o cinema mudo.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Wal-Mart avança

O Wal-Mart está muito perto de fechar mais uma grande aquisição no Brasil. O alvo é a rede m...

Veja mais
Cloro

O setor de cloro-soda vai aumentar o volume de investimentos para este ano. A Abiclor (associação da ind&u...

Veja mais
Dia das Crianças: antecipe a compra para não ficar sem

Comerciantes aconselham os consumidores a não deixarem para ir às lojas na última hora, pois podem ...

Veja mais
Novo esmalte

O novo esmalte 60 Segundos, da Êxtase (R$ 1,80), promete secar em um minuto. Mas não é bem assim.Dep...

Veja mais
Comida de cachorro

A Pro Teste comparou a qualidade de oito rações secas para cães. Saiba o que seu bicho anda comendo...

Veja mais
Com a discoteca inteira no bolso

Os tocadores de MP3 se modernizam e incorporam elementos dos celulares   Os aparelhos de reproduçã...

Veja mais
Comércios recrutam Papais Noéis

Barba branca, barriga grande, gorro vermelho, botas pretas, barulho do sino e o famoso ‘ho ho ho'. Figura que faz ...

Veja mais
Já é Natal no Grande ABC

Ao andar pelas ruas da região, já é possível se deparar com lojas cheias de enfeites natalin...

Veja mais
Carrefour lança marca própria de móveis

  Veículo: Jornal de Brasília...

Veja mais