Comercializar produtos ilegais, driblar a polícia e cruzar a fronteira do México. Foi assim que os criadores de jogos de tabuleiro André Zatz e Sérgio Halaban, da SB Jogos, conseguiram seu primeiro empreendimento no exterior. Trata-se dos objetivos de "Perto da Fronteira", jogo da dupla que despertou o interesse da fabricante alemã Kosmos, que já colocou o produto na Alemanha, na Grécia e na Finlândia. Agora, a Kosmos negocia uma nova edição do jogo para ser levada ao Canadá ainda este ano.
A SB também está em negociação com outra empresa alemã para o lançamento de Riquezas do Sultão, jogo já lançado pela Estrela no Brasil, há dois anos, e que deve estar na Europa em breve.
"Acho que foi a primeira vez que um jogo brasileiro, de interesse adulto, foi para a Europa. Geralmente, o que se vê são as criações de lá sendo licenciadas aqui", disse Zatz, citando exemplos como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Imagem & Ação, alguns dos maiores sucessos no Brasil. "Temos entre três e quatro jogos em negociação que podem ser lançados fora nos próximos três anos."
Veículo: Gazeta Mercantil