R$ 700 milhões entram em campo

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Setor de marketing promocional vai movimentar 30% a mais este ano apenas com ações das empresas para a Copa do Mundo


 
Prato cheio para as empresas divulgarem sua marca, a Copa do Mundo vai movimentar mais de R$ 700 milhões em campanhas de marketing somente no Brasil. A estimativa é da Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro), que calcula em 30% a ampliação dos investimentos no setor, motivado somente pelo Mundial de futebol. “No ano passado, o faturamento foi de cerca de R$ 29 bilhões. Ao mês, o volume de negócios fica em torno de R$ 2,4 bilhões. Somente a Copa vai fazer com que esse valor fique 30% maior”, avalia Guilherme de Almeida Prado, presidente da Ampro.

 

Somente em Minas Gerais, a Coca-Cola Femsa soma gastos de R$ 4 milhões com a campanha Coca-Cola veste futebol, em que 10 garrafas de dois metros foram decoradas por 10 estilistas consagrados do estado, e com as arenas que serão montadas nas praças da Estação e JK para comemoração nos dias de jogos. “Isso somente nas ações para o consumidor, sem contar a gravação do DVD ao vivo do Skank no Mineirão no dia 19”, afirma Rodrigo Campos, diretor de Marketing da Coca-Cola Femsa, franqueada da Coca em Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

O mesmo valor também está sendo investido em ações de marketing em São Paulo, e cerca de R$ 400 mil em Campo Grande (MS). “Algumas dessas ações começaram a ser preparadas há mais de um ano e agora já estamos iniciando os trabalhos, pensando na Copa de 2014”, adianta Rodrigo. Uma equipe de executivos da Coca está com as malas prontas para desembarcar na África do Sul e estudar as ações que estão sendo desenvolvidas por lá. “Com certeza teremos algo parecido aqui. Para isso, os montantes investidos pela Coca serão muito mais expressivos do que estamos falando neste momento.”

 

Outro grande investimento foi anunciado pela rede de fast food McDonald’s, que desenvolveu uma nova linha de sanduíches inspirada na culinária dos sete países que estão no páreo pelo título do Mundial. Além disso, a empresa lançou uma promoção que distribuirá R$ 2 milhões para os vencedores. O objetivo é aumentar a associação da marca à competição. Somado o prêmio em dinheiro, propaganda em mídia e produção do sorteio, a plataforma de marketing da empresa recebeu aporte de R$ 20 milhões.

 


• Mundial leva até 40% dos recursos

 

Para colocar na rua a primeira campanha da microcervejaria Backer ligada exclusivamente à Copa, foram investidos R$ 800 mil. O aporte ainda contempla outras ações voltadas para o período, como a compra de caminhão para entrega e maquinário para aumentar a produção. A Backer África Copa 2010 traz, além de camisas exclusivas com cinco estampas variadas, bolachas de chope colecionáveis e o six pack do hexa, embalagens com seis garrafas da cerveja. “Sentimos que precisávamos de fazer uma campanha que agregasse valor ao produto, ao supermercado, bar e outros pontos de venda. De todo o nosso investimento anual em marketing, 30% a 40% foram direcionados somente para esta data”, afirma Paula Lebbos, diretora de Marketing da Backer.

 

As empresas de telefonia não ficaram de fora. Somente a Vivo estima aporte de cerca de R$ 40 milhões em ações voltadas para a Copa, o que inclui mídia, site, anúncios, entre outras estratégias de divulgação da marca. A construtora Masb vai levar dois clientes para o Mundial, felizardos da promoção Vibra Masb. Foram investidos US$ 57 mil, mais de R$ 100 mil, em ação de marketing, incluindo os pacotes de viagem e mídia. Somados os investimentos da empresa, a expectativa da Ampro é que o setor apresente um crescimento de 15% este ano, percentual duas vezes maior que o resultado do ano passado.

 

Outras grandes empresas, no entanto, guardam a sete chaves o montante investido, como a Nestlé, que em meados de maio anunciou o patrocínio à Seleção Brasileira. Na ocasião, o presidente da empresa, Ivan Zirta, se limitou a informar que o patrocínio à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será a principal ação no planejamento de marketing deste ano, que gira entre R$ 350 milhões e R$ 400 milhões.

 


Veículo: O Estado de Minas


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