Que o Mundial de Futebol impulsiona o comércio de televisores, todo mundo sabe. Mas desta vez, além do fenômeno quadrienal de vendas, a Copa antecipa o lançamento de uma nova tecnologia para os aparelhos de TV: a função 3D. As primeiras unidades chegaram às lojas na semana passada, por meio da Samsung. A LG iniciou as vendas há dois meses e tinha a expectativa de entregar o produto em maio. Mas o vulcão islandês atrapalhou os planos e as entregas serão feitas só a partir de 15 de junho, quando o Brasil estreia na Copa contra a Coreia do Norte. A Sony, por sua vez, iniciou na terça-feira a reserva para os aparelhos que começará a vender em agosto.
Fabricado no Brasil, com dois óculos inclusos e custando a partir de R$ 5.699, o modelo da Samsung - além de ser o primeiro a chegar às lojas - tem um diferencial em relação ao dos concorrentes: o aparelho vem com um conversor embutido que transforma qualquer programação em imagem de três dimensões. Ou seja: mesmo que o telespectador assista à novela das 8, ao programa do Silvio Santos ou a uma transmissão de partida de futebol local, ele verá as imagens em 3D, se habilitar a função, clicando no controle remoto (se não, assistirá em imagem normal). Mas a companhia alerta: a qualidade não é a mesma de um conteúdo gerado em 3D.
Em fevereiro, no Carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo, convidados de camarotes da Sapucaí podiam ver o desfile das escolas de samba em televisores 3D. Mas o resultado não era como no cinema 3D. A imagem tremia, principalmente se gravada à distância. Tomadas sem movimento, porém, realmente pareciam saltar da tela.
O aparelho da LG tem preço sugerido de R$ 8.999, o de 47 polegadas, e de R$ 10.999, o de 55 polegadas. Segundo vendedores da rede Fnac, 50 consumidores já compraram seus exemplares, mesmo sem terem visto o aparelho. A LG esperava ter o produto em maio, mas não conseguiu embarcar peças na Coreia do Sul para a montagem das TVs em Manaus, por conta dos voos cancelados pelo vulcão islandês. A entrega, segundo vendedores da Fnac, deve começar a partir do dia 15, quando o Brasil enfrenta a Coreia do Norte, às 15h30. Mas mesmo que entrega e instalação sejam feitas antes do jogo, nenhum comprador irá ver a partida em 3D pois os modelos da LG só reproduzem em 3D conteúdo que é gerado com essa tecnologia. Ou seja, transmissões especiais, como as que a Rede TV! tem realizado, ou a reprodução de um filme. Mas para isso é preciso comprar também o aparelho Blue-ray 3D.
A Sony, embora já tenha iniciado em 1º de junho uma lista de espera de interessados, não tem preços definidos para os modelos que chegarão ao mercado nacional em 20 de agosto. A empresa conta com o lançamento de jogos e filmes em 3D previstos para julho e agosto, para depois por sua TV à venda. Panasonic e Semp Toshiba não têm data certa para seus lançamentos.
Veículo: Valor Econômico