Sustentabilidade como parte do negócio

Leia em 2min 40s

O uso eficiente da água é essencial para alcançar o crescimento contínuo e sustentável de nosso negócio em todo o mundo

 

Mudanças climáticas, escassez de água, independência energética -esses são tópicos das manchetes dos noticiários diariamente.

 

Não há dúvida de que nossos recursos naturais são limitados e devem ser usados sabiamente, especialmente para diminuir nosso impacto no planeta.
A responsabilidade com o meio ambiente é importante, não só porque é o jeito certo de agir mas também porque é pilar fundamental da nossa estratégia de negócios de longo prazo.

 

Na Anheuser-Busch InBev, monitoramos nossos impactos ambientais tão de perto quanto nosso desempenho financeiro.
E, sendo a maior cervejaria do mundo, temos consciência aguda das necessidades de recursos naturais na nossa cadeia de suprimentos, principalmente em relação ao principal ingrediente nos nossos produtos: a água.

 

O uso eficiente da água é essencial para o crescimento contínuo e sustentável de nosso negócio em todo o mundo, e é por isso que traçamos a ambiciosa meta de reduzir em 30% nosso consumo desse recurso natural entre 2007 e 2012.

 

Estamos confiantes de que atingiremos a meta, mesmo porque já obtivemos enormes resultados em algumas cervejarias do mundo, como nos Estados Unidos e na Alemanha. A cervejaria de Jaguariúna, no Brasil, por exemplo, diminuiu o uso em 9%, de 2007 a 2009, economizando mais de um 1,7 milhão de hectolitros de água.

 

Nenhum progresso teria sido possível sem a engenhosidade e a determinação de nossos funcionários, que diariamente identificam melhorias em cada etapa do processo de fabricação.

 

A redução do consumo de água é uma das metas ambientais globais agressivas que anunciamos como parte do nosso sonho de ser a "Melhor Cervejaria em um Mundo Melhor" -nosso compromisso de estimular consumo responsável, sustentabilidade ambiental e comprometimento com a comunidade.

 

Nesse conjunto de ações, estabelecemos ainda a meta de alcançar uma taxa de 99% de reaproveitamento de subprodutos e 10% de redução de emissões de dióxido de carbono e energia por hectolitro produzido até o fim de 2012.

 

Amanhã, como parte desses esforços, junto com nossos parceiros na comunidade local, estamos celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Vimos como essa data pode ser eficaz estímulo para nossos funcionários e parceiros fazerem algo de concreto sobre questões ambientais

 

Neste ano, decidimos concentrar nossas atividades na conservação da água, conforme a meta de nos tornarmos a cervejaria mais eficiente no consumo de água no mundo, e esperamos envolvimento ainda maior de nossos funcionários.

 

Apesar de não haver consenso em todas as questões ambientais, cada um de nós precisa fazer sua parte para preservar e proteger o mundo que nos cerca.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos aproveitar a oportunidade para ajudar a realizar o sonho de um mundo melhor para nossa geração e para as gerações que nos seguirão. (CARLOS BRITO, 50, é CEO da Anheuser-Busch InBev.)

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Acordo com os EUA sobre algodão fica mais distante

Brasil e EUA estão se afastando de um consenso nas negociações envolvendo os subsídios ameri...

Veja mais
Brecha legal favorece componente chinês

Para combater dumping, Brasil aplica sobretaxa ao produto importado completo, mas não às peças sepa...

Veja mais
Energia cara pode levar à importação de metais

Custo do insumo volta a ser fonte de preocupação na indústria brasileira   Devido à f...

Veja mais
Consumo está mais sofisticado no país

Brasileiro ampliou a sua lista de compras e agora se permite experimentar novidades e produtos mais caros - Segundo pesq...

Veja mais
R$ 700 milhões entram em campo

Setor de marketing promocional vai movimentar 30% a mais este ano apenas com ações das empresas para a Cop...

Veja mais
Alívio no bolso vem das frutas

Preços de produtos da época, puxados pela mexerica, caem 11,3% em um mês. Tendência é f...

Veja mais
Walmart lança marca Bom Preço

Nova linha unifica marca própria da companhia para todos os seus super e hipermercados.   O Walmart Brasil...

Veja mais
No Dia do Meio Ambiente Plastivida reforça a contribuição socioambiental dos plásticos

A Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos aproveita a Semana do Meio Ambiente para convidar a s...

Veja mais
Dermage lança dois novos produtos

Primer é o lançamento de makeup e Sabonete Camomila em Barra vem se juntar a linha Compose.   Agor...

Veja mais