Romantismo e criatividade vão impulsionar os lucros no Dia dos Namorados. Como de costume, nesta época as lojas se preparam para atender homens e mulheres que buscam o presente ideal para seus parceiros. O segmento de flores on-line tem expectativa muito alta neste ano, no ABC Paulista, a exemplo do setor de sex shop, que assiste a um crescimento dos negócios ano a ano. Com o embalo das compras, o índice de empregabilidade também sobre um pico de aquecimento.
A Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) estima crescimento de 10% nas vendas para o período. Segundo o presidente da associação, Sidnei Muneratti, as vendas de 2009 foram significativas, e para esse ano as expectativas são ainda maiores. "O varejo é um bom sinal para ver a economia crescendo, tem oferta de emprego e muita gente com disposição econômica para gastar", comenta.
Ainda segundo o presidente, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que será dividida em duas parcelas, sendo que a primeira será paga ainda este mês aos funcionários das indústrias paulistas, ajudará a esquentar a economia nesta data.
A Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul adianta que espera crescimento de 10% no comércio local. Destaque são os aparelhos eletrônicos, como DVDs e celulares.
Comprar pela internet é sinônimo de comodidade. Hoje os consumidores encontram de tudo na web. Entre livros e aparelhos eletrônicos, há outro comércio emergente interessante, as floriculturas on-line. Juliano Souza, diretor de Marketing da floricultura on-line Giuliana Flores, está otimista para as vendas deste ano. "Comparado ao ano anterior, a expectativa é de crescimento é de 45% nas vendas em toda a região", afirma Souza.
Além de aquecer a economia, de um modo geral, o Dia dos Namorados também aumenta a empregabilidade.
Para atender a demanda da data, a floricultura pretende contratar 30 funcionários. Atualmente a loja trabalha com um quadro de 104 colaboradores.
"Algumas pessoas já estão trabalhando desde o Dia das Mães e vão ficar até depois do Dia dos Namorados, outros contratados ficarão as duas semanas que antecedem a data", comenta Souza.
Há 10 anos no mercado virtual, a Giuliana Flores, que também conta com uma loja física, faz 700 vendas on-line na Grande São Paulo. Na região do ABC, as encomendas giram em torno de 130 a 150 por dia. Acompanhado de flores, o destaque para o Dia dos Namorados está nos kits com chocolate, bichos de pelúcia e champanhe.
Erotismo
Outra tendência de presentes são os produtos de sex shop. "A expectativa de vendas é sempre bastante positiva, pois a cada ano o mercado erótico cresce nessa data. As pessoas comentam e procuram por presentes mais eróticos", observa Luciana Nascimento, gerente-geral da Via Sexy.
O público-alvo da loja são as mulheres, que gostam de inovar e incrementar a relação. Os produtos mais vendidos são cosmética íntima, (óleos, géis, lubrificantes) e lingerie sensual. "A cada ano a loja investe em produtos diferenciados, contratação de novos funcionários, e aumento de estoque para dar conta da demanda da região", conclui a gerente.
Os shoppings da região estão otimistas, pois houve um fortalecimento da data nos últimos anos. "Este ano vai ter uma evolução favorecida por causa da Copa do Mundo. A propensão dos clientes é gastar ainda mais", prevê Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
De acordo com a assessoria do Shopping ABC, em Santo André, a expectativa dos lojistas é de crescimento de 10% a 15% em relação a 2009. Os produtos mais procurados são cosméticos e vestuário. Itens da Copa também estão cotados como favoritos. Muitas lojas uniram o comércio dessas duas ocasiões.
São estratégias de marketing como esta que fazem a diferença para os estabelecimentos e os lojistas. A gerente de Marketing do Mauá Plaza Shopping, Ariane Oliveira, acredita que campanhas de motivação às compras resultam no aumento da movimentação, além de ser uma ferramenta para o lojista incrementar a venda. Para o Dia dos Namorados, o shopping espera aumento de 18% das vendas e incremento do fluxo de público de até 22%, ambos em relação a 2009.
Veículo: DCI