Receita nova de biscoito recheado amplia lucro da Kraft

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Fabricante aposenta receita original de Trakinas e adiciona 20% de farinha integral à nova linha

 


Durante décadas, a indústria alimentícia brasileira renegou a farinha de trigo integral da sua lista de ingredientes em nome da aparência e do sabor proporcionados pela versão branca e refinada. As benesses da farinha integral, como as fibras e os nutrientes, foram descartadas por proporcionar uma cor mais escura aos alimentos e um sabor nem sempre apreciado.

 

De 2000 para cá, os fabricantes de pães descobriram no farelo e no gérmen de trigo uma maneira de rentabilizar suas fornadas e fazer a diferença nas prateleiras. Foi assim que o pão deixou de ser uma “simples commodity”. Agora, a subsidiária brasileira da Kraft Foods, segunda maior fabricante de alimentos do mundo e dona de marcas como Club Social e Trakinas, começa a enveredar pelo mesmo caminho e lança o que chama de “primeiro biscoito recheado do país comfarinha integral”. A marca usada para inaugurar a estratégia da Kraft em integrais doces é a Trakinas, que passa por uma reformulação e chega às prateleiras com 20% de farinha integral em sua composição, além de um combinado nutricional de vitaminas e minerais em sua composição. “Enxergamos uma enorme oportunidade para trazer valor para amãe, que compra biscoito para os filhos e anda cada vez mais preocupada com a obesidade infantil”, diz Ana Ferrell, diretora de marketing de biscoitos da Kraft Foods Brasil.

 


Ela acrescenta que, na Europa, a Kraft percebeu uma predileção clara do consumidor com produtos de alto valor agregado, tendência que cresce a cada dia no país. Por conta disso, há dois anos, a empresa passou a fazer pesquisas no Brasil. A novidade, aparentemente simples, pode ser o primeiro passo para a reinvenção da indústria de biscoitos do país. “Saudabilidade é o que todo mundo tem procurado na hora de se alimentar e esta é uma tendência irreversível”, avalia Claudio Zanão, ex-executivo de grandes indústrias alimentícias e presidente daAbima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias). Apesar da oportunidade vislumbrada pela Kraft, inaugurar o mercado de recheados doces com farinha integral demandará a superação de alguns obstáculos. O primeiro refere-se ao preço. Pelo fato de usar farinha integral, o produto encareceu.

 

A nova receita resultará emumincremento de 5% a 7% no preço do pacote de Trakinas. O produto tende a saltar de R$ 1,40 ou R$ 1,45 para R$ 1,53. Mexer no bolso é algo que o consumidor não gosta, mas pode haver boa receptividade se forem agregados ingredientes nobres. Talvez, o maior dos desafios da Kraft seja em relação ao sabor. Mudar a receita de um produto conhecido não é fácil e, embora a empresa tenha feito pesquisas e garantido que o biscoito ficoumais crocante, reclamações começam a surgir. No site ReclameAqui, um consumidor diz estar muito chateado com a nova fórmula e o fim da versão tradicional, feita com farinha branca. Segundo a empresa, “críticas são naturais”.

 

INVESTIMENTO 81% é quanto vai aumentar o investimento na marca Trakinas neste ano em relação a 2009. Entre as ações, a adição da farinha integral ao produto.
PREÇO 5% a 7% é quanto o preço do pacote de 154 gramas do biscoito recheado Trakinas, com farinha integral, vai aumentar. O valor deve saltar de R$ 1,40 para R$ 1,53.
VARIEDADES 10 são as opções de Trakinas comercializadas pela Kraft. Como o produto atinge principalmente as crianças,a nova receita ganhou um combinado nutricional.
"Verificamos que, empaíses mais desenvolvidos, o consumidor está migrando para alimentos de maior valor agregado. Esta tendência também começa a ocorrer no Brasil" Ana Ferrell, diretora da Kraft Foods Brasil.

 


Veículo: Brasil Econômico


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