As farmácias estão no foco das grandes redes varejistas, que veem no negócio uma chance de diversificar sua receita. Só o Walmart anunciou a abertura de 100 unidades este ano, para se somar às 200 já existentes sob as bandeiras Maxxi e Todo Dia. A Drogaria Carrefour, por sua vez, apresentou mês passado um novo modelo de loja, com foco em beleza e bem-estar e voltado à classe C.
No ano passado, o Pão de Açúcar chegou a abrir 430 vagas para drogarias que recebem as bandeiras do grupo no Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. O conglomerado de Abilio Diniz estuda fazer aquisições no setor. "Eles chegaram a fazer uma oferta pela Pague Menos, que não foi aceita", diz uma fonte.
Os supermercados, porém, ainda têm um longo caminho a percorrer nesse mercado, segundo a Abrafarma. "Eles têm apenas 3% das vendas, ainda estão aprendendo a operar no setor", afirma Sérgio Mena Barreto, presidente da associação. As aquisições seriam a maneira mais rápida de conquistar esse conhecimento. Em setembro do ano passado, a Farmais foi comprada pelo BTG Pactual. No início de 2008, foi a vez da Drogasil comprar a brasiliense Vison. (DM)
Veículo: Valor Econômico