Nova fábrica da Danone moderniza produção e distribuição regional

Leia em 2min

A Danone, uma das maiores indústrias de laticínios do mundo, está investindo R$ 60 milhões na modernização e ampliação de uma de suas unidades localizadas no distrito industrial de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, que estava inativa há onze anos. Segundo Mariano Lozano, presidente da Danone Brasil, as obras de modernização e ampliação estão em pleno andamento, com previsão de inauguração em julho de 2010. "Com a implantação da fábrica em Maracanaú, devem ser gerados cem empregos diretos e mais mil indiretos na bacia leiteira do Estado", informa ele.

 

Segundo o empresário, o mercado nordestino é "cada vez mais estratégico para os negócios da Danone" que, nos últimos quatro anos, dobrou de tamanho no país.

 

"Os esforços da empresa são no sentido de fazer a categoria de produtos lácteos frescos crescer, especificamente, na região Nordeste, onde a média de consumo é ainda menor que a média nacional", afirma. Nessa região, que concentra cerca de 30% da população e cresce em ritmo acelerado em relação à média do crescimento nacional, a Danone investe há três anos em uma estratégia de aceleração do crescimento, explica Lozano.

 

Um dos pontos-chave dessa estratégia é ampliar a disponibilidade dos produtos a um número cada vez maior de lares nordestinos. Para isso, indica o executivo, a planta de Maracanaú contribuirá de forma decisiva para obtenção de uma distribuição mais abrangente nos Estados do Nordeste e parte da região Norte. "Os resultados mostram que a Danone está trilhando de forma acertada o caminho rumo ao desenvolvimento. Por dois anos consecutivos, a Danone registrou taxas de crescimento acima de 30% em suas operações no Nordeste. Em 2008, o crescimento foi de 36%, versus 2007. Em 2009, a Danone repetiu a receita de sucesso com crescimento de 33%, versus 2008", destaca.

 

Em Maracanaú, além da linha de produtos Activia, devem ser produzidos Danoninho líquido, Corpus e toda linha de produtos líquidos. "O volume de leite captado para a operação industrial irá aumentar gradativamente, de acordo com o plano estratégico da empresa, até atingir o volume de 100 mil litros diários", diz ele.

 

A Danone fez um mapeamento da cadeia leiteira e traçou um plano para adequar os produtores aos padrões de qualidade exigidos pela empresa. E, desde agosto, realiza palestras e treinamentos para os produtores localizados nessas regiões, focados no desenvolvimento da qualidade. (G.C.)
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Farmácia: Supermercado também investe no setor

As farmácias estão no foco das grandes redes varejistas, que veem no negócio uma chance de diversif...

Veja mais
Loja que "dá produto" chega ao varejo do País

Um novo conceito de marketing de varejo chega ao Brasil, com a primeira franquia da Sample Central, uma loja de rua que ...

Veja mais
Tetra Pak vê como irreversível concentração em lácteos

Dona de 95% do mercado de embalagens para leite longa vida no Brasil, a Tetra Pak vê como positiva e irrevers&iacu...

Veja mais
Consumidor presta menos atenção às propagandas

Segundo pesquisa, anunciante tem apenas 6,5 segundos para apresentar sua mensagem   Num dos corredores do Palais ...

Veja mais
Vulcabras-Azaléia investe R$ 98 mi em expansão de fábricas e tecnologias

A Vulcabras-Azaléia, maior fabricante brasileiro de calçados , investirá R$ 98 milhões na ex...

Veja mais
Rossi garante apoio para preços do arroz

"A cadeia produtiva do arroz terá todo o apoio do governo no que se refere à comercialização...

Veja mais
Cancro cítrico volta a incomodar a citricultura em viveiro de São Paulo

A Secretaria de Agricultura de São Paulo confirmou o retorno de casos de cancro em viveiros de citros no estado, ...

Veja mais
Walmart muda tática com sindicatos

O Walmart vai utilizar só trabalhadores de construção civil sindicalizados em Chicago, num esfor&cc...

Veja mais
Pobres ficam fora da cobertura do Farmácia Popular

Os modelos do projeto Farmácia Popular e o controle de preços dos medicamentos no varejo são bons p...

Veja mais