A Danone, uma das maiores indústrias de laticínios do mundo, está investindo R$ 60 milhões na modernização e ampliação de uma de suas unidades localizadas no distrito industrial de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, que estava inativa há onze anos. Segundo Mariano Lozano, presidente da Danone Brasil, as obras de modernização e ampliação estão em pleno andamento, com previsão de inauguração em julho de 2010. "Com a implantação da fábrica em Maracanaú, devem ser gerados cem empregos diretos e mais mil indiretos na bacia leiteira do Estado", informa ele.
Segundo o empresário, o mercado nordestino é "cada vez mais estratégico para os negócios da Danone" que, nos últimos quatro anos, dobrou de tamanho no país.
"Os esforços da empresa são no sentido de fazer a categoria de produtos lácteos frescos crescer, especificamente, na região Nordeste, onde a média de consumo é ainda menor que a média nacional", afirma. Nessa região, que concentra cerca de 30% da população e cresce em ritmo acelerado em relação à média do crescimento nacional, a Danone investe há três anos em uma estratégia de aceleração do crescimento, explica Lozano.
Um dos pontos-chave dessa estratégia é ampliar a disponibilidade dos produtos a um número cada vez maior de lares nordestinos. Para isso, indica o executivo, a planta de Maracanaú contribuirá de forma decisiva para obtenção de uma distribuição mais abrangente nos Estados do Nordeste e parte da região Norte. "Os resultados mostram que a Danone está trilhando de forma acertada o caminho rumo ao desenvolvimento. Por dois anos consecutivos, a Danone registrou taxas de crescimento acima de 30% em suas operações no Nordeste. Em 2008, o crescimento foi de 36%, versus 2007. Em 2009, a Danone repetiu a receita de sucesso com crescimento de 33%, versus 2008", destaca.
Em Maracanaú, além da linha de produtos Activia, devem ser produzidos Danoninho líquido, Corpus e toda linha de produtos líquidos. "O volume de leite captado para a operação industrial irá aumentar gradativamente, de acordo com o plano estratégico da empresa, até atingir o volume de 100 mil litros diários", diz ele.
A Danone fez um mapeamento da cadeia leiteira e traçou um plano para adequar os produtores aos padrões de qualidade exigidos pela empresa. E, desde agosto, realiza palestras e treinamentos para os produtores localizados nessas regiões, focados no desenvolvimento da qualidade. (G.C.)
Veículo: Valor Econômico