A Alstom, empresa francesa de equipamentos e serviços de geração de energia e transportes, assinou um contrato de 5,5 milhões de euros, cerca de R$ 15,5 milhões, com a operadora privada de trens holandesa Rotterdam Rail Feeding (RRF) para a modernização de três locomotivas. As locomotivas serão usadas para atividades de frete no Porto de Rotterdã, na Holanda.
Segundo a Alstom, as reformas serão feitas em Stendal, Alemanha, e as melhorias levam em consideração a redução de ruídos, de poluição e de desperdício. As máquinas terão alta taxa de reciclagem (mais de 90% da massa). As reformas deixarão os trens compatíveis com o Sistema Europeu de Controle de Trens, e obedecerão ao sistema holandês e alemão de sinalização.
As locomotivas serão modernizadas buscando maior ergonomia para o condutor, painéis otimizados e isolamento de ruídos.
RRF
A RRF é uma empresa relativamente nova no mercado privado de transporte ferroviário e já opera cinco locomotivas. A empresa foi comprada este ano pela operadora americana Genesee & Wyoming Inc (GWI), que atua, entre outros, em 16 portos nos Estados Unidos. A Alstom já vendeu 70 locomotivas do modelo BR-203 e 60 locomotivas parcialmente renovadas para a Alemanha e a Holanda nos últimos anos, além de 20 locomotivas BR- 214 para várias operadoras privadas alemãs. O mercado de locomotivas movimenta cerca de 4,3 bilhões de euros anualmente.
Veículo: DCI