Fabricante de medicamentos e cosméticos naturais desiste de franquias, fecha parceria com o varejo e ocupa 100 pontos
Famosa no mundo inteiro por conta de seus remédios e cosméticos naturais, a Weleda ainda não encontrou a receita certa para conquistar o mercado brasileiro. Há cinco anos, a companhia pensava que a expansão dos negócios se daria pela franquia de farmácias de manipulação com sua marca. Neste período, foram abertas apenas 14 lojas, sendo uma própria, concluindose que a estratégia não trouxe os resultados previstos. Para tentar retomar o crescimento no país, a empresa agora se estrutura para uma parceria com varejistas. A primeira delas foi fechada com a Droga Raia. Das 300 unidades que a rede de drogarias tem no Brasil, 100 delas passaram a conter um espaço Weleda. “Queremos crescer 29% em cosméticos e 17% em medicamentos este ano”, afirma Mara Pazzotti, diretora geral damarca no país.
A parceria temsido um sucesso, segundo Marcelo Zagottis, diretor de vendas da Droga Raia. O executivo afirma que, em todas as lojas onde o espaçoWeleda foi instalado, o crescimento de venda dos produtos foi de 70% a 80%. Para atingir o público-alvo, os espaços Weleda são montados em lojas que atendem clientes de maior poder aquisitivo. “Sabemos que os produtos da Weleda têm um valor agregado e com isso, um custo mais alto. Além disso, os consumidores da marca gostam de produtos naturais”, afirma Zagottis.
Diversificação
Mas a Weleda não pretende se concentrar em uma única fórmula para crescer. O Brasil é o único país onde a empresa atua em que a receita de medicamentos é maior do que a dos cosméticos. “Queremos reverter esse quadro.Nos últimos anos, atingimos um crescimento considerável emprodutos de beleza”, afirma Mara. Em 2006, essa linha teve uma alta de vendas de 27% na comparação anual. No ano passado, esse percentual subiu para 40%, diz.
Mara afirma que, só na Europa, o segmento de cosméticos naturais fatura anualmente € 2 bilhões. Além disso, a comparação entre o crescimento da área de cosméticos naturais e o de cosméticos tradicionais é animadora. “Nos Estados Unidos, enquanto o mercado de produtos de beleza tradicionais apresenta alta de 3%a 4%ao ano, o de cosméticos naturais cresce cerca de 15%”, diz Mara.
De acordo com dados da consultoria internacional Kline, apresentados pela Weleda, 80% das marcas nacionais não são de produtos naturais,mas apenas de inspiração natural. “Com a moda é preferir produtos naturais, alguns fabricantes substituem uns poucos componentes sintéticos por naturais. Não dá para dizer que é 100% natural, porque boa parte da fórmula permanece igual”, diz Mara.
Mercado em expansão
Mas a executiva afirma que ainda há muito espaço para crescer também com medicamentos no país. Para isso, a Weleda fará uma parceria com farmácias de manipulação em todo o território nacional. “Atualmente, temos farmácias de manipulação com o selo Weleda, que podem manipular remédios comos nossos insumos, e vamos expandir esse projeto e selecionar um número maior de farmácias autorizadas”, afirma Mara.
Hoje, a Weleda temuma única fábrica no Brasil, que fica emSão Paulo.De acordo comela, há planos para abriruma unidade fabril apenas para os produtos de beleza, que até agora são importados. “É um projeto a longo prazo,mas ele existe”, diz Mara.
MERCADO
€ 2 bilhões é quanto movimenta o mercado de cosméticos naturais na Europa por ano. No Brasil, segundo Mara Panzzotti, ainda não existem grandes investimentos na área.
CRESCIMENTO
15% é a expansão anual do mercado de cosméticos naturais nos Estados Unidos. Enquanto isso, os produtos tradicionais crescem de 3% a 4% ao ano.
WELEDA
€ 380 mi foi o faturamento mundial da Weleda no ano passado. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 20% na receita total do grupo suíço.
PORTFÓLIO
50 itens da linha de cosméticos da marca estão disponíveis no país. No exterior há mais de 100 opções. Empresa não descarta fábrica local de produtos de beleza.
PARCERIA
70% foi quanto subiram as vendas de produtos Weleda nas lojas da Droga Raia em que há um espaço exclusivo da marca. O objetivo é levar modelo às 300 unidades da rede.
Biodinâmica e fontes renováveis
De acordo com especialista, todas as fabricantes nacionais mantêm insumos sintéticos em suas composições
Emiro Khury, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), afirma que não existem marcas brasileiras que produzam cosméticos 100% naturais. “Isso ainda não é visto no país. No mundo todo, esse conceito é novo e pouco explorado”, afirma. Khury acredita que, em geral, as fabricantes trocam parte dos insumos sintéticos por naturais, mas eles não estão em toda a composição. Para ele, omaior prejudicado pela prática é o meio ambiente e não o consumidor. “Os ingredientes sintéticos emesmo os derivados do petróleo são muito bem tratados, purificados e não acarretam danos à saúde das pessoas”, afirma Khury.
No caso daWeleda, ele afirma que todos os insumos vêm de fontes renováveis. “AWeleda é a pioneira no mundo em produtos naturais, além de produzir de forma biodinâmica”, afirma Khury. A agricultura biodinâmica preserva não apenas o meio ambiente, mas também a comunidade que vive em torno da plantação. A colheita é feita nos momentos em que os pricípios ativos das plantas estão em produção máxima, melhorando assim o resultado na pele do consumidor. “Esse tipo de agricultura faz toda a diferença no resultado final”, afirma Khury.
Mas o técnico afirma que é possível aparecer algumas reações adversas mesmo em componentes naturais. “Algumas pessoas podem ser alérgicas a algum tipo de óleo vegetal, por exemplo. A aceitação depende de cada organismo”, diz.
Última moda
Bem explorada na mídia nos últimos tempos, asmaquiagens à base de minerais, segundo Khury, causam o mesmo dano à pele que qualquer outro cosmético. A diferença, segundo ele, é amaneira como o insumo é extraído, que é ambientalmente mais correta. “Esses produtos utilizam o mineral na cor que é extraído das minas, sem nenhum processo químico para coloração.”
Ele explica ainda que as empresas que exploram o minério se comprometema retirar toda a vegetação que recobre a mina, e replantá-la no mesmo local ao final do processo. “Quemganha é o meio ambiente e toda a sociedade que têm seu entorno preservado”. A.V.A.
Veículo: Brasil Econômico