Sonae Sierra prepara-se para entrar na Bolsa

Leia em 4min 50s

Seguir os passos das líderes em empreendimentos de shopping center como BR Malls, Multiplan, Aliansce: esta é a meta do grupo Sonae Sierra, que entrega papéis para dar entrada na listagem da Bolsa de Valores para a abertura de seu capital. A empresa está em período de silêncio no momento, pelo que não pode se pronunciar sobre a oferta pública de ações (OPA) que se encontra sob análise da Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

 

Paralelamente a Sonae segue sua estratégia de crescimento com o desenvolvimento de três novos projetos: Uberlândia Shopping, em Uberlândia (MG), Boulevard Londrina Shopping (PR) e Passeio das Águas Shopping, em Goiânia (GO). A marca de empreendimentos também está fazendo expansões do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), e do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, empresas do setor que têm capital aberto na bolsa têm mais possibilidades de crescimento. "Hoje, as empresas que produzem IPO são as que mais movimentam o seu fluxo de caixa", enfatizou. Ele complementou dizendo que logo depois do mercado de capitais vêm os fundos estrangeiros e nacionais, que veem o mercado varejista como um dos mais lucrativos da economia brasileira. Quem também acelera esse mercado são bancos, que hoje por meio de juros menores emprestam dinheiro a companhias desse segmento. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Amazonas apresentam fundos específicos para o desenvolvimento deste segmento.

 

O setor teve no primeiro semestre a abertura de 25 shoppings pelo País, e até o fim do ano deve inaugurar mais 25 centros de compras. Serão, ao fim de 2010 cerca 40 novos shoppings, nas cinco regiões brasileiras.

 

Grupo Aliansce

 

Quem atualmente garante seu crescimento nas cinco regiões brasileiras e não descarta a possibilidade de ir às compras de empresas em locais como centro-oeste, nordeste e norte é a empresa Aliansce. "Hoje, fundos estrangeiros perfazem 60% do capital da empresa", explicou o diretor regional da Aliansce, Ewerton Visco. O porta-voz acrescentou que até 2012 deverão lançar um shopping em Maceió (AL) em parceria com a Multiplan.

 

Visco garante que a Aliansce deve fazer ampliação em todos os malls que ela possui no nordeste, e que, diferentemente dos shoppings que surgem no mercado, não deve fazer empreendimentos coligados a hipermercados e hotéis. As vendas nos shopping centers da companhia tiveram um crescimento de 24,2% no segundo trimestre de 2010. As vendas nas mesmas áreas e lojas apresentaram um crescimento de 9,3% e 10,0%, respectivamente. O lucro líquido apresentou crescimento de 134,4% se comparado ao do mesmo período de 2009, alcançando R$ 16,3 milhões, ou de 31,7% a mais na receita bruta do 2º trimestre deste ano, totalizando R$ 52,1 milhões.

 

As taxas de ocupação dos shoppings da Aliansce se mantêm acima da marca de 98% desde meados de 2008. Já no ano de 2009 apresentaram uma taxa de ocupação de 98,1%. Além do crescimento em vários indicadores, o ano de 2009 também ficará marcado para a Aliansce pelo processo de abertura de capital, concluído com a emissão de ações no dia 27 de janeiro de 2010. Por meio dessa oferta pública primária de ações, a empresa captou R$ 450 milhões com a emissão de R$ 50 milhões ações ordinárias.

 

Em julho deste ano, a companhia adquiriu uma fração adicional de 2,06% do Super Shopping Osasco. Com esta aquisição, a companhia passa a deter 33,58% do empreendimento e adicionou 363,4 m² de área bruta locável (ABL) própria ao portfólio.

 

A obra mais recente é o Parque Shopping Belém, localizado no Pará. Marcas como Centauro, Marisa, Visão, Riachuelo, C&A, Bob's, Le Postiche e Spoleto estão presentes no empreendimento.

 

Empresa familiar

 

Apesar da corrida à Bolsa das empresas que administram centros de compras, o capital próprio ainda é característica de empresas familiares, como o gigante santista Grupo Mendes, que atua no mercado de shoppings na Baixada Santista com empreendimentos como o Shopping São Vicente que possui 138 lojas com marcas como Lojas Americanas, Cine Roxy e Burger King. Para completar as opções de compras, o shopping também possui o hipermercado Coop. A marca detém ainda o Praiamar Shopping, o primeiro shopping de Santos, com 10 salas de cinema e 200 lojas.

 

O diretor executivo Paulo Mendes afirmou que a companhia atualmente não prevê abertura de capital, nem o uso de financiamentos obtidos junto a bancos. "Nossa empresa está há 40 anos na Baixada Santista e devemos permanecer aqui, sem precisar buscar recursos que não sejam nossos; atualmente o empreendimento de shoppings representa 60% da nossa geração de caixa. Também não devemos sair às compras, pois somos uma empresa tradicional e devemos crescer de maneira orgânica", explicou. Nesta semana, o Praiamar Shopping inagura uma expansão com um lounge que contemplará 10 novas lojas, como M.Officer e a Luigi Bertolli A ampliação recebeu um aporte de R$ 5 milhões.

 

A empresa ainda possui o Anonimato Hotel Parque Balneário, Hotel Carina Flat Hotel Mendes, Convention Center Miramar Empreendimentos Imobiliários, Praiamar Shopping, Brisamar Shopping, Capital Disco Black Jaw Choperia, Jovem Pan FM Santos, Classic Pan e Vistamar.

 

Para a captação de recursos nacionais, os portugueses da Sonae Sierra se preparam para entrar na lista da Bolsa de Valores, a exemplo da BR Malls, Multilplan e Aliansce.

 


Veículo: DCI


Veja também

Escassez de papel cartão no fim do ano preocupa

As vendas de papel cartão cresceram 28% nos primeiros seis meses deste ano no mercado interno. Esse resultado &ea...

Veja mais
Concorrentes dizem que sobretaxa a tênis chinês só beneficia a Vulcabrás

Oito importadores de tênis tentam retomar negociações com o governo para abrandar condiç&otil...

Veja mais
M.Dias Branco analisa perspectiva global do trigo

Os conselheiros da M.Dias Branco, proprietária da marca Adria, se reuniram ontem com a assessoria especializada d...

Veja mais
Vendas de utilidades domésticas crescem 42% no primeiro semestre

O faturamento da indústria de eletroeletrônicos cresceu 18% no primeiro semestre do ano, em relaç&at...

Veja mais
Longe da francesinha básica

Nada de branquinho sem graça. A Hits Speciallitá busca se diferenciar no mercado de esmaltes com cores inu...

Veja mais
Sopas e biscoitos

A Campbell Soup, maior empresa de sopas do mundo, está considerando fazer uma oferta de compra pela fabricante de...

Veja mais
Atacadista Roldão irá comemorar 10 anos

No mês de setembro, o Atacadista Roldão comemora 10 anos, e para a data investirá em uma nova campan...

Veja mais
Droga Raia terá 15 lojas no PR

A Droga Raia, rede paulista que ocupa o ranking das cinco maiores drogarias do Brasil, anuncia sua chegada ao interior d...

Veja mais
Venda de relógio, óculos e joia crescerá 30%

Para abocanhar o bolso das classes C e D, os segmentos de óculos, joias e relógios investem em tecnologia ...

Veja mais