Terminais de auto-atendimento e correspondentes em lotéricas, correios e supermercados oferecem serviços básicos
Funcionários de agências bancárias em todo o País entram em greve nesta quarta-feira (8), por tempo indeterminado. Como conseqüência, restam aos clientes apenas os serviços prestados nos terminais de auto-atendimento das agências, bem como os oferecidos pelos correspondentes bancários em casas lotéricas, correios, lojas e supermercados.
Para não haver problemas como as multas em função do atraso no pagamento das contas, há também a opção do internet banking. Tanto os correspondentes quanto os terminais de auto-atendimento continuarão funcionando normalmente, mesmo com a greve.
Propostas e negociação
A decisão de greve foi tomada após a realização de assembléias na noite da terça-feira (7), tendo como justificativa o fato da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não ter avançado na proposta inicial de reajuste para os bancários.
Na terça-feira da última semana (31), as agências chegaram a paralisar suas atividades durante 24 horas para pressionar a Federação quanto aos reajustes. Os bancários haviam rejeitado a oferta de 7,5% de reajuste salarial apresentada pela Fenaban e, como após a paralisação não houve apresentação de nova proposta, a categoria resolveu entrar em greve.
Os bancários reivindicam aumento real de 5% - segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) a proposta da Fenaban é de apenas 0,35% acima da inflação -, valorização dos pisos salariais, participação nos lucros e resultados maior e simplificada, fim das metas abusivas e do assédio moral.
Algumas das localidades que aprovaram a greve por tempo indeterminado são: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Guarulhos e Osasco (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Bahia e Pernambuco (iniciadas em 30 de setembro), Mato Grosso, Ceará, Espírito Santo e Paraíba.
Veículo: Portal MSN