Preço do quilo do feijão dobra nos supermercados de Ribeirão

Leia em 1min 30s

Estiagem prolongada dos últimos meses está entre os motivos

 

Comum na mesa do brasileiro, o custo do feijão carioca dobrou nos últimos 30 dias e, dos R$ 2,50 o quilo, o preço já está em pelo menos R$ 5 nos supermercados de Ribeirão Preto.

 

A falta de chuvas dos últimos meses e a consequente queda na produção são os principais vilões para a alta no preço, de acordo com produtores e supermercados.
De acordo com o diretor regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados) Éder John Mialich, para a próxima semana a expectativa é de que o preço do feijão sofra um novo reajuste, de aproximadamente 12%.
"Desde o mês passado, temos registrado aumentos semanais no preço do produto", afirmou o diretor.

 

Outros produtos, como carne, leite e açúcar, também têm registrado aumento nos preços, segundo Mialich, por causa das condições climáticas e pelo desabastecimento do mercado interno.

 

De acordo com o engenheiro agrônomo do IAC (Instituto de Agronomia de Campinas) Sérgio Carbonell, o preço elevado deve permanecer até a próxima colheita, entre dezembro e janeiro.
"Durante o inverno, o feijão só pode ser plantado em áreas de irrigação, e como isso custa para o produtor, ele deixou de plantar", afirmou.

 

Para a doméstica Aparecida Janete de Assis Barbosa, 46, o alto preço não impede de comprar o produto. "A gente gasta um pouco mais para não deixar faltar feijão. Mas que está caro, está."
"O preço do feijão pesa no bolso, mas a gente não deixa de comprar porque não pode faltar na mesa", afirmou a camareira Daozira Rodrigues Fiuza, 48.

 


Veículo: Folha de S.Paulo/Folha Ribeirão


Veja também

Nestlé quer lucrar com prevenção de doenças

Multinacional cria área para investir em pesquisa de alimentos que atuem ao mesmo tempo como tratamento de sa&uac...

Veja mais
Safra de café será a maior em 4 anos

Região de Franca vai encerrar temporada com 1,5 milhão de sacas produzidas, 50% a mais que no ano passado ...

Veja mais
Walmart quer começar a atuar na África

A maior empresa de varejo do mundo fez uma proposta de US$ 4,3 bilhões (R$ 7,4 bilhões) para adquirir a ca...

Veja mais
Produtos Carbonell

A Gomes da Costa, uma das líderes no mercado de atum na América Latina, fechou parceria para fazer a distr...

Veja mais
Brasileiro tem menos tempo, mas compra o dobro do que planeja

Desde 1998, a fidelidade ao ponto de venda caiu e a presença dos homens aumentou   Responda rápido:...

Veja mais
Puxada pela indústria, cresce importação de aparelhos domésticos

Marcas se multiplicam e portáteis já representam 22% da compra externa de duráveis   A proc...

Veja mais
Coop projeta ampliar vendas de Natal em 18% neste ano

Com a perspectiva de um Natal com fornecimento até 20% maior que o de 2009 e a categoria de eletroeletrônic...

Veja mais
McCann tenta revitalizar-se em meio a recuperação incipiente

Em abril, a holding publicitária Interpublic Group of Cos. passou a Nick Brien as rédeas da McCann Worldgr...

Veja mais
Geladinho e caramelizado

Um sorvete tem seu valor, mas são os complementos que sempre saltam aos olhos. Em parceria com a Nestlé, a...

Veja mais