Como lançar descontos e incentivos

Leia em 1min 10s

Ajustes contábeis que precisam ser feitos pelas redes varejistas em seus balanços, com base em acordos comerciais com os fornecedores, é prática cada vez mais complexa. Há diferentes acordos entre indústria e varejo, que proporcionam benefícios financeiros ao lojista.

 

No caso do Carrefour, descontos e incentivos comerciais a receber de fornecedores elevaram os ganhos da empresa no Brasil em 2009 e início de 2010, segundo informações obtidas pelo Valor. São as "bonificações do varejo" que podem ser lançadas como recebíveis no balanço. Esses ganhos engordaram uma linha do resultado global intitulada "supplier receivables". A questão é que, ao longo das negociações com a indústria, se os recursos não entram no caixa, é preciso dar baixa como "provisão". A questão é como isso foi feito ao longo do tempo pela filial brasileira do Carrefour.

 

O novo comando da unidade brasileira e a KPMG estão avaliando de que maneira a empresa deu baixa nos descontos e incentivos não recebidos da indústria.

 

A bonificação mais comum tem a ver com os valores a receber da indústria, oriundos de bonificações com a venda de mercadorias. Ela pode se dar pela entrada de produtos que fazem parte do "enxoval" da loja (primeiro lote de produtos concedidos gratuitamente a uma loja nova). E pode ser um benefício para a rede colocar um produto em lugar de destaque nas gôndolas.

 

Veículo: Valor Econômico

 


Veja também

Drogal inaugura uma nova filial no interior paulista

Com a ideia de oferecer duas opções aos clientes, aumentar assim o poder de fidelização com ...

Veja mais
Varejo segmenta operações para atingir todos os públicos

A onda de segmentação no comércio nacional avança e as redes varejistas aumentam a cria&cced...

Veja mais
Francesa BIC prevê crescimento de 16% em sua operação brasileira

A multinacional francesa BIC projeta crescimento de 16% no Brasil este ano. Segundo o presidente da empresa, Horá...

Veja mais
Uma rivalidade de séculos na ponta do lápis

Esqueça tudo o que você sabe sobre rivalidades entre empresas. Apple contra Microsoft, Ford e General Motor...

Veja mais
Calorias de verão

Depois de lançar sorvete em massa para o mercado de food service, a Diletto quer seduzir o consumidor final com d...

Veja mais
Cosmético em farmácia

As farmácias foram responsáveis por 41,5% do volume de vendas de itens de higiene e beleza em 2009, segund...

Veja mais
Ancar investe R$ 640 mi na expansão dos shoppings

O grupo Ancar investirá R$ 640 milhões, em recursos próprios e de sócios nos projetos, para ...

Veja mais
Safra baiana de cacau cresce 20%

A safra temporã de cacau na Bahia, que vai de maio a setembro, deverá ser pelo menos 20% maior que a do an...

Veja mais
Esporte é foco de ação do Grupo Pão de Açúcar

As inscrições para a 13ª Corrida Pão de Açúcar Kids já estão abert...

Veja mais