Faturamento do grupo Nova Casas Bahia – que incorpora também o Ponto Frio – não será afetado, diz Klein.
Executivo não descarta a possibilidade de realizar evento em 2011, uma vez que o contrato com a SPTuris prevê a realização de mais edições dessa ação.O cancelamento da realização da Super Casas Bahia neste ano não deverá afetar o faturamento anual de 2010 do negócio a qual ela pertence agora estimado em R$ 18 bilhões. Vale lembrar que a Nova Casas Bahia também incorpora o Ponto Frio, adquirido pelo Grupo Pão de Açúcar. "O evento tira um pouco do movimento das lojas locais", justificou o presidente do conselho de administração da empresa Nova Casas Bahia, Michael Klein. Ele foi um dos palestrantes do 11º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas – Exposhopping, realizado no Transamérica Expo Center, na Capital.
"Atualmente, é importante ter atenção no que faremos daqui para a frente. Queremos unir as duas bandeiras. A Super Casas Bahia demora meses para ser preparada." Ele, no entanto, não descartou a possibilidade de realizar a Super Casas Bahia em 2011, uma vez que o contrato com a SPTuris – São Paulo Turismo (que a torna possível) prevê a realização de mais dois eventos do gênero.
Na avaliação feita pelo executivo, em 2011 a sinergia entre as duas marcas (unificação de áreas como logística, informática e tecnologia) deverá estar melhor definida.
As duas redes varejistas compartilharão recursos, mas serão estruturadas para atender públicos distintos. O Ponto Frio deverá caminhar em direção às classes A e B, ao passo que a rede criada pelo pai de Klein permanecerá voltada à classe C. Ainda assim, as duas bandeiras poderão, em circunstâncias específicas, possam ocupar espaços nos shopping centers.
O projeto de expansão das duas marcas mira cidades de todo o País com população acima de 80 mil habitantes. "Atualmente chegamos até a Bahia. Em 16 de novembro, abriremos o Centro de Distribuição de Camaçari, com 60 mil metros quadrados." Trata-se da base de apoio para a expansão das marcas para o Nordeste, explicou Klein.
Para o Natal, as duas redes varejistas projetam crescimento no volume de vendas de 10%, para a hipótese de um cenário bastante favorável; ou de 7%, se ele não for tão bom, sempre na comparação com igual período de 2009 com a mesma base de lojas. Em 2011, a empresa deverá acrescentar 15 unidades às 1.025 existentes (504 deles sob a bandeira Ponto Frio). Dentre as novas, dez terão a bandeira Casas Bahia.
Cade – A aprovação da operação de fusão das duas marcas também será definida no ano que vem. "Falta nomear um novo presidente para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Ele terá que esperar o novo Congresso (definido nessas eleições) para ser sabatinado, para depois analisar o processo de fusão", afirmou o executivo.
Veículo: Diário do Comércio - SP