"Tanquinho" ainda anima Latina

Leia em 2min 20s

As brasileiras estão cada vez mais empenhadas em não torcer roupa. Nos primeiros nove meses do ano, enquanto as vendas de lavadoras automáticas aumentaram 1,5% em volume sobre o mesmo período de 2009 - quando a categoria foi especialmente beneficiada pela redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) -, a demanda pelas lavadoras semiautomáticas (chamadas de "tanquinhos", que não centrifugam a roupa) despencou 15%, segundo a GfK.

 

"Desde o ano passado, há uma migração do 'tanquinho' para as lavadoras automáticas", diz o consultor da GfK, Oliver Römerscheidt. A mudança, segundo ele, é explicada pela significativa redução de preços das lavadoras automáticas. "Há bem pouco tempo, era difícil encontrar uma lavadora automática por menos de R$ 1 mil", diz. Hoje, os modelos mais acessíveis de lavadoras automáticas custam em torno de R$ 700, contra "tanquinhos" que podem chegar a R$ 400.

 

"É um produto que tende a desaparecer um dia", vaticina Valdemir Dantas, presidente da fabricante de eletrodomésticos Latina. O curioso é que, mesmo com essa perspectiva, a Latina está reforçando a aposta nos "tanquinhos": a empresa acaba de investir R$ 3,5 milhões para adaptar a produção da sua linha de semiautomáticas para nove quilos de capacidade. Os três modelos que a Latina produzia até então tinham oito quilos.

 

"O mercado pode estar desacelerando, mas há uma leva de consumidores da base da pirâmide que lava roupas à mão, para quem o 'tanquinho' ainda é objeto de desejo", diz Dantas, que acredita em mais uma década de espaço para explorar o segmento. A mudança na linha de produção da Latina, segundo ele, foi feita para atender melhor a consumidora, que já havia deixado claro em pesquisas realizadas pela empresa que precisa de uma máquina com maior capacidade para lavar peças pesadas, como cobertores e tapetes.

 

"A Latina está indo na contramão do mercado e aumentando a sua participação no segmento de semiautomáticas", diz um especialista do setor. Com ela, concorrem Colormaq, Arno, Whirlpool (com a marca Consul), Suggar e Mueller. O movimento em torno dos "tanquinhos" mais "potentes" foi iniciado, na verdade com a Colormaq, que tem fábrica em Araçatuba, no interior paulista. É a busca de diferencial, em um mercado em que a maioria das semiautomáticas tem entre cinco e seis quilos.

 

Os novos "tanquinhos" da Latina terão preço sugerido entre R$ 369 e R$ 499, 6% superior ao cobrado pelo modelo de oito quilos. As máquinas semiautomáticas significam hoje 45% do faturamento da Latina, que deve ser de R$ 160 milhões este ano. A empresa, com fábricas em São Carlos (SP) e Recife (PE), vem apostando em produtos mais sofisticados, como purificador de água e ventilador de teto.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Sara Lee negocia venda de divisão para Bimbo

A Sara Lee está prestes a chegar a um acordo para vender sua unidade de panificação na Améri...

Veja mais
Todo dia é domingo

A vida anda mais fácil para quem só sabe cozinhar macarrão. Além de todos os formatos de pas...

Veja mais
Vietnã busca novos rumos para o arroz

O produtor vietnamita Lien Van Phuoc: novas tecnologias proporcionaram ganho de 800 quilos por hectare, 10% a mais que o...

Veja mais
Laticínios Porto Alegre terá nova fábrica em MG

O governo de Minas Gerais anunciou ontem investimento de R$ 35,6 milhões da Laticínios Porto Alegre para a...

Veja mais
Retenção de receitas

Por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), farmácias e drogarias...

Veja mais
Nestlé explora suas principais marcas e inova o segmento de chocolates

A partir deste mês, pontos de venda de todo o Brasil passam a ser abastecidos com as saborosas novidades.  ...

Veja mais
Tabuleiro de queijos

Às vezes esquecidos pelos fãs do brie e do camembert, os queijos brasileiros são tão ou mais...

Veja mais
Absorvente para axilas

Uma novidade recém-desembarcada no país é a esperança para quem sofre com a marca na roupa q...

Veja mais
Agência Saatchi & Saatchi X inaugura escritório no Brasil

A agência Saatchi & Saatchi X, especializada em "shopper marketing", está inaugurando escritório...

Veja mais