Fábrica de suco de maçã concentrado localizada em Santa Catarina atende principalmente o mercado de exportação, em especial o Japão.
A Yakult, líder mundial no segmento de leite fermentado, acaba de receber a certificação internacional HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point ou Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), concedida pela empresa certificadora SGS, após rigorosas auditorias realizadas na fábrica de Lages, em Santa Catarina. Com a certificação, a fábrica de suco de maçã concentrado se une às duas outras fábricas de alimentos da Yakult – Lorena e São Bernardo do Campo, em São Paulo, certificadas em 2004 e 2007, respectivamente – e entra para o seleto rol de indústrias brasileiras certificadas pela norma.
Para se enquadrar aos rígidos padrões de qualidade do sistema HACCP, a Yakult Lages investiu em máquinas e equipamentos, além de adequar toda a estrutura da fábrica, inaugurada em 1979. Para a certificação são avaliadas desde a estrutura física – o que inclui construção civil, acabamento de pisos e paredes, instalações elétricas e hidráulicas, até qualidade do ar, especificação do material usado em equipamentos, medidores de temperatura e outros. Além disso, a Yakult treinou e capacitou todos os empregados da unidade de acordo com o HACCP para seguirem rigidamente os manuais de procedimentos de cada etapa de fabricação.
“É uma importante certificação em nível mundial, e obrigatória em países como os Estados Unidos, que são extremamente cuidadosos com a segurança alimentar”, afirma o diretor industrial da regional Sul, Ryoju Misuno. Com a conquista da certificação, a Yakult pretende ampliar a exportação de suco concentrado de maçã para os Estados Unidos nos próximos anos. Atualmente, 90% da produção da fábrica é exportada para o Japão. “A certificação HACCP abre as portas para o mercado internacional, porque dá mais confiança aos países importadores”, reforça o executivo.
A unidade Lages é a única fábrica de suco de maçã da Yakult no mundo e tem capacidade de processamento de 400 toneladas diárias da fruta. O suco é extraído com a mais alta tecnologia, o que preserva as qualidades nutricionais e o sabor natural da maçã, não contém conservantes, açúcar ou adoçante.
Rica em pectina e potássio, a maçã tem sido intensamente estudada nos últimos anos, e algumas dessas pesquisas já demonstraram que a freqüente ingestão da fruta pode ajudar a diminuir a taxa de LDL-colesterol e a combater o câncer. Pesquisadores europeus estudam as propriedades antioxidantes e anticancerígenas da maçã, que também contém polifenóis e flavonóides, substâncias que podem ajudar a retardar o envelhecimento porque preservam as células.
Veículo: Barriga Verde - SC