O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, na semana passada, uma importante obra que vai facilitar o trabalho de diversos funcionários das empresas do Setor de Cargas e Transportes do DF. Trata-se da construção da pista que possibilitará aos caminhões que saem da região acesso direto à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Para chegar à EPTG, os motoristas precisavam passar, obrigatoriamente, por dentro do Setor de Indústria e Abastecimento, em um percurso de sete quilômetros, aproximadamente. “Com a nova via de acesso, eles economizarão tempo e terão mais agilidade, uma vez que precisarão percorrer, aproximadamente, 1,5 quilômetro até a Estrada Parque”, afirma Hélio Aveiro, presidente da Associação das Empresas do Setor de Indústria, Abastecimento, Transportes, Cargas e Inflamáveis do DF (AESIATI).
Aveiro comemora a construção da obra e diz que o tráfego do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) vai melhorar bastante. Segundo ele, essa obra faz parte do projeto de solução do sistema viário para o SIA. “Há muitos anos pleiteamos essa obra, que será de suma importância para o desenvolvimento da região e conforto das pessoas que trabalham e visitam essa região, tão importante para a economia do DF”, afirma.
A expectativa é de que, se não chover, dentro de dez dias, uma das pistas ficará pronta. A via ainda possibilitará a circulação de uma linha de ônibus no Setor de Carga de Transporte, outra reivindicação de quem trabalha no local e depende do transporte público para se locomover.
Para a AESIATI, outros pontos cruciais que precisam ser rapidamente discutidos para a revitalização do SIA, do setor de Inflamáveis e de Cargas e Transportes, passam pela melhoria da iluminação, da segurança e do transporte. De acordo com o governador do DF, essas reivindicações serão atendidas. “Em relação à segurança, vamos reforçá-la com postos policiais. A iluminação será colocada nos pontos necessários. Com as obras de infra-estrutura, também será possível colocar novas linhas de ônibus na região”, considera o governador José Roberto Arruda, que esteve junto com os empresários do setor para lançar a obra.
A construção no Setor de Cargas e Transportes , que já começou a ser feita e custará cerca de R$ 2,5 milhões, é apenas uma das várias que precisam ser viabilizadas na região. Entre elas, de acordo com o presidente da AESIATI, está o viaduto de ligação do SIA com o Cruzeiro e a Octogonal. “Vamos nos esforçar para aprovar esse projeto, que vai facilitar muito a passagem do trânsito para o Plano Piloto”, completa.
Perfil da AESIATI – A Associação das Empresas do Setor de Indústria, Abastecimento, Transportes, Cargas e Inflamáveis do Distrito Federal foi criada no dia 8 de dezembro de 2004. O objetivo da entidade é interagir com o governo e outros segmentos sociais e buscar soluções para os problemas modernos do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que surgem em função do crescimento acelerado da região, que já concentra mais de 50% do PIB do DF. Em pouco tempo, o trabalho da AESIATI já rendeu frutos. O SIA tornou-se uma Região Administrativa (RA), ganhou uma Delegacia de Polícia (8ª DP) e os investimentos em infra-estrutura aumentaram, beneficiando, inclusive, os deficientes físicos, que agora têm melhor acessibilidade ao local. A expectativa é continuar articulando as políticas públicas para o atendimento das demandas sociais, para redução da violência, melhoria da qualidade de vida e revitalização do SIA.
Veículo: Portal Fator Brasil