Ele fala o que muita gente gostaria de dizer: "Odeio segunda-feira" ou "Odeio dietas". E, apesar do cinismo, é um dos gatos mais adorados do mundo. Estamos falando de Garfield, que completa 30 anos em 2008 e está mais jovem do que nunca. O gato passou por uma modernização, mas sua barriga e quilos a mais continuam lá. E é assim mesmo que ele protagoniza novas animações para TV, cinema e DVD.
No cinema, "A festa do Garfield" tem previsão de estréia para março de 2009 - os longas-metragens "Garfield o filme " e "Garfield 2" renderam uma bilheteria de mais de US$ 340 milhões em todo o mundo. Para a telinha, chega em DVD o longa "Garfield Pet Force" e uma série de TV, produzida em High Definition com 52 episódios inéditos. "Os direitos de transmissão da série já foram adquiridos pelo canal de TV por assinatura Cartoon Network e também pela Rede Record para exibição na TV aberta. A Rede Record também comprou os direitos para transmissão dos 134 episódios da série ‘Garfield e Amigos’, que está em exibição no Boomerang", conta o presidente da ITC Licensing, responsável pelo licenciamento do personagem no Brasil desde 1985, Peter Carrero.
Segundo a vice-presidente de licenças para Ásia, Japão e América Latina da Paws Incorporated, empresa que detém os direitos mundiais de licenciamento do personagem, Karen Blank, a marca Garfield movimenta cerca de US$ 5 bilhões por ano no varejo. "Para este ano, como estamos com diferentes contratos devido ao aniversário de 30 anos do personagens, prevemos um crescimento de 10% a 15% nesse volume", afirma a executiva. Hoje, as tiras do Garfield estão presentes em mais de 2,4 mil jornais, publicadas em 63 países e traduzidas para 23 idiomas. São cerca de 200 milhões de leitores, dos quais 2,3 milhões somente no Brasil.
No País, o gato movimenta cerca de US$ 35 milhões ao ano no varejo. Segundo Carrero, a expectativa é ter um crescimento de 35%. "Com a comemoração dos 30 anos, teremos diferentes ações que vão dar destaque ao personagem", diz. Ainda em 2008 serão realizadas promoções com as lasanhas da Batavo, as pipocas Yoki o Shopping Total, em Curitiba (PR). Atualmente são 25 empresas licenciadas no Brasil, e outras seis já estão em negociação para segmentos ainda não explorados pelo personagem: calçados, confecção bebê, cosméticos, além de uma parceria com uma rede de supermercados - que ainda não pode ser revelada - para marca própria. "Inicialmente serão cereais e fraldas descartáveis", comenta. O executivo revela que hoje o personagem representa cerca de 12% dos negócios da empresa, índice que poderia subir para 15%.
O personagem está licenciado em 111 países, comenta Karen. Ela conta que na China, por exemplo, há o cartão de crédito do Garfield, feito em parceria com o terceiro maior banco do país. Estão sendo realizadas promoções com fast food e a companhia de pneus Goodyear. "Estamos fazendo uma promoção com a Goodyear que prevê uma grande exposição na mídia, além da troca por uma pelúcia do Garfield para a divulgação de uma nova linha de pneus da companhia", conta Karen.
Veículo: Gazeta Mercantil