Foi o único resultado negativo, as vendas totais do grupo foram de R$ 36,1 bilhões em 2010, alta de 37,8%
A preferência do consumidor pelo álcool, mais barato, em detrimento da gasolina foi a justificativa para a queda de 8,4% na receita dos postos de combustíveis do grupo Pão de Açúcar. O resultado impactou a venda de não-alimentos dos supermercados no quarto trimestre quando comparamos com o mesmo período de 2009.
No conceito “mesmas lojas”, ou seja, quando consideradas as unidades abertas há pelomenos um ano, as vendas cresceram 3,2%. Semo efeito dos postos, o aumento seria de 5,9%. “As oscilações nos preços tambémcontribuírampara este resultado”, diz Vitor Fagá, diretor de relações com investidores da companhia. Para tentar reverter este desempenho, o Pão de Açúcar prepara a inclusão de novos serviços nos postos de combustíveis. “Estamos estudandomais facilidades para oferecer nos postos. Mas isto
vai depender de fatores como localização e bandeira do ponto de venda”, diz Fagá, sem revelar as novidades.
Apesar da derrapada nos combustíveis —responsáveis por cerca de 4% das vendas do grupo Pão de Açúcar, sem considerar as redes de eletroeletrônicos — o resultado alcançado pela varejista foi avaliado como positivo por analistas de varejo.
A companhia fechou o ano com vendas brutas de R$ 36,1 bilhões, alta de 37,8% em relação a 2009. “Foi um bom resultado, sem surpresas”, afirma Rafael Cintra, analista da Link Investimentos. Sem considerar a operação da Casas Bahia, cuja fusão com Ponto Frio foi concluída no ano passado, as vendas chegaram a R$ 33,1 bilhões, aumento de 26,5% ante 2009. Vale lembrar que os resultados da Casas Bahia passaram a ser computados no balanço do grupo apenas a partir de novembro de 2010.
“Nossameta de faturar acima de R$ 33 bilhões foi atingida”, afirma Fagá. As vendas líquidas foram de R$ 32 bilhões, alta de 38%emrelação a 2009.
Melhores desempenhos As bandeiras Assaí e Extra foram os destaques. As vendas brutas destas marcas cresceram no conceito “mesmas lojas” 18% e 23,4% em 2010,respectivamente. No ano passado, a companhia iniciou a conversão das lojas CompreBem e Sendas para Extra. A decisão foi tomada para atender os consumidores de classes populares ávidos por mais variedade de produtos.
A Globex — formada por Ponto Frio, Casas Bahia, operação de atacado, além do ecommerce de eletroeletrônicos — registrou vendas brutas 112,6% maiores em relação ao ano de 2009, chegando a R$ 10 bilhões. Excluindo-se a operação da Casas Bahia, o total vendido fica em R$ 7 bilhões, 49,5% maior do que em 2009.
A operação de e-commerce também se destaca. No ano, o crescimento foi de 62,2%.
OS MAIS VENDIDOS
8,4%
foi quanto cresceu a venda de
alimentos do Pão de Açúcar
no quarto trimestre. Nesta área,
os destaques foram as bebidas
e os alimentos perecíveis.
OS QUE CRESCEM MAIS
18,5%
foi quanto as vendas das lojas
Extra cresceram no quarto
trimestre. A marca está
entre os destaques do grupo
junto com a bandeira Assaí.
Veículo: Brasil Econômico