Vendas do varejo têm alta de 7,3% em Minas

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Resultado é inferior à média nacional.


 
Em Minas, segundo o IBGE, as vendas dos supermercados cresceram 3,14% em agosto 
As vendas do comércio varejista de Minas Gerais registraram crescimento de 7,3% em agosto frente o mesmo mês de 2007, resultado abaixo da média nacional, que computou alta de 9,8%. Na comparação com julho, o incremento foi de 0,3%, enquanto que no país chegou a 1,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem.

 

O percentual mineiro registrado em agosto foi inferior ao computado em julho, que contabilizou expansão de 10,1% ante igual mês do exercício passado, também inferior ao desempenho nacional, que apresentou incremento de 11%.

 

Comportamento semelhante foi verificado no intervalo de janeiro a agosto em relação ao mesmo período do ano anterior, com incremento de 9,3% na comercialização do Estado e de 10,6% no país. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a diferença nas vendas entre Minas Gerais e o Brasil é mais acentuada, com expansão de 8,3% e 10,2%, respectivamente.

 

Segundo o levantamento, o grupo hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo computou alta de 3,14% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado. Entretanto, o percentual foi menor que o nacional em igual base de comparação (7,8%). Considerando apenas hipermercados e supermercados, o incremento na comercialização foi de 3,07% no Estado.

 

O setor de móveis e eletrodomésticos apresentou crescimento abaixo do nacional, com alta de 9,7% contra 13,1% do resultado da média do país. O grupo artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos registrou alta de 10,6% no Estado e de 8,7% no país.

 

No oitavo mês do ano, combustíveis e lubrificantes apresentaram aumento de 16,9% nas vendas ante agosto de 2007. O mesmo aconteceu com o grupo tecidos, vestuário e calçados com alta bem modesta de 0,9% e com o setor de livros, jornais e revistas e papelaria, que computou expansão de 27,4%.

 

Nessa base de comparação, os setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (22,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,6%) também registraram resultados positivos na comercialização em Minas Gerais.

 

Um dos coordenadores da PMC, Nilo Lopes de Macedo, ressaltou que o desempenho nacional de agosto foi impulsionado por São Paulo, que tem peso considerável na taxa e registrou alta de 13,9% ante agosto de 2007.

 

Base forte - Para a chefe do Departamento de Economia da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Silvânia de Araújo, o desempenho do Estado foi positivo. "Continuamos crescendo. Agora, também é importante considerar a base de comparação. O ano passado foi de expansão forte", disse.

 

O incremento estimado pela entidade para as vendas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) neste ano varia de 4% a 5%. No exercício passado, a expansão chegou a 10,86% frente ao desempenho do ano anterior.

 

Ainda, segundo a pesquisa do IBGE, a receita nominal de Minas Gerais apresentou expansão de 15% em agosto frente igual mês de 2007. O resultado ficou abaixo da média nacional nessa base de comparação, que registrou alta de 16,5%. Já nos oito primeiros meses do ano ante o mesmo período do exercício passado, o desempenho de Minas Gerais acompanhou o do país, com crescimento de 16,2% e 16,4%, respectivamente. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão do Estado foi de 14,4%, contra 15,3% do desempenho nacional.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

 


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