O Dia Internacional da Mulher não será tão florido quanto foi em 2010. Tudo por culpa do Carnaval. Ambas as datas caíram, neste ano, no mesmo dia. Quem não se alegra com isso são os comerciantes. Empresários do setor no Grande ABC afirmam que as vendas devem ter queda de até 50% em relação à mesma data do ano passado, segundo apuração realizada pelo Diário com cinco floriculturas.
As empresas são as principais responsáveis pela comercialização do produto neste feriado, segundo a funcionária Deise Pereira de Oliveira, da Agro Flora Frutaflor, de Santo André. Os buquês são usados como presentes das firmas às funcionárias. A folga coletiva, proporcionada pelo Carnaval, acentua a queda nas vendas. "Não tivemos pedidos porque não terá ninguém no trabalho", diz ela.
Os sambas farão até mesmo com que a proprietária da Cia das Flores Decorações e Presentes, Margareth Bossolani Rebuiti, desça as portas da loja - localizada em São Caetano - na data. "Geralmente no Carnaval não abrimos porque faço programação especial na nossa Igreja. Por ter caído justo no dia (da mulher), eu vou ter prejuízo", lamenta.
A falta de demanda foi percebida pela proprietária da Cindel Flores, Elisabete Martins, de Mauá. A empresária nem conta mais com novos pedidos. "Nem vou pegar flores neste ano (para revenda), como fiz no ano passado, por causa do feriadão."
ALTERNATIVA - A saída encontrada pela Giuliana Flores, de São Caetano, para driblar os dias de folia foi anunciar arranjos em sites de compra coletiva - febre que tem movimentado empresas no País.
"Até o momento conseguimos vender 2.000 vales de compra. A internet é uma forma de as pessoas comprarem flores mesmo estando na praia, no campo, no Exterior. Nosso crescimento, entretanto, deve ser 22% maior em relação a dias comuns - índice baixo se comparado com outras datas", conta Juliano Souza, gerente de marketing da empresa. Segundo ele, as vendas pela internet representam 87% das comercializações.
Ele conta que houve antecipação nas compras devido ao Carnaval. Apesar de vazias, as empresas irão receber da floricultura os produtos no próprio dia - terça-feira. Assim, as mulheres poderão curtir os buquês no dia seguinte à comemoração, quando retornam das festas.
Outra ação feita pela empresa a fim de impulsionar as vendas foi a preparação de kits específicos para a data. A ideia foi unir flores aos sempre populares chocolates. Além disso, a loja oferece 15% de desconto nos pacotes preparados para a data.
Souza explica que a preferência nesta data é por rosas, de variadas cores. Os arranjos custam entre R$ 60 e R$ 80. "Acredito que neste ano metade das pessoas antecipou a compra de flores e a outra metade vai deixar para presentear as mulheres na volta do feriadão."
Veículo: Diário do Grande ABC