Supermercados devem frear os investimentos

Leia em 2min 20s

Empresários deverão adotar uma cautela maior.

 

A crise no sistema financeiro internacional poderá impactar os investimentos do setor supermercadista mineiro em 2009. A avaliação é do presidente da Associação Mineira dos Supermercados (Amis), José Nogueira. Apesar disso, a projeção de aportes neste ano da ordem de R$ 145 milhões em Minas Gerais deverá ser mantida.

 

Com o agravamento da falta de liquidez no mundo, os empresários deverão adotar uma cautela maior quanto aos investimentos, de acordo com o presidente da entidade. Segundo ele, deverão ocorrer adiamentos de inversões previstas pelas empresas do setor.

 

Para se ter uma idéia, os supermercados fecham, tradicionalmente, o plano de investimento em outubro, mas deverão aguardar o "desenrolar" da turbulência para fechar os números referentes à abertura de unidades e reformas. "As empresas deverão apresentar os planejamentos em 30 dias", afirmou. Conforme ele, ainda não é possível estimar quanto será investido no próximo exercício, mas o volume poderá ser menor.

 

Já era prevista a redução dos aportes para o próximo ano em virtude da alta na taxa básica de juros (Selic). O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic em quatro ocasiões este ano, chegando a 13,75% em setembro. A medida visa conter o avanço da inflação no país.

 

Estratégia - Algumas empresas procuradas pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO confirmaram que manterão os investimentos previstos. Entre eles está o Supermercados BH, que possui 84 unidades em Minas Gerais. A rede anunciou que não pretende pisar no freio em virtude da crise financeira internacional no próximo ano. A rede não detalhou o projeto de aportes.

 

A rede supermercadista francesa Carrefour informou que não se posicionará sobre a crise, mas que seus investimentos estão mantidos. Em Minas Gerais, a empresa instalará uma unidade no Boulevard Shopping, na região Leste da capital mineira. A empresa também não revelou o valor do aporte.

 

Os recursos previstos pelo setor este ano deverão serão aplicados na abertura de 35 lojas no Estado e em 55 projetos de ampliação e reforma de supermercados, segundo os dados da Amis. Com os investimentos deverão ser gerados 7 mil postos de trabalho pelo setor em Minas Gerais em 2008.

 

De acordo com o Termômetro de Vendas divulgado pela Amis, o setor registrou um incremento de 5,77% nas vendas nos primeiros oito meses deste ano, ante ao mesmo período do exercício passado. Em agosto foi verificado um aumento de 2,93%, em relação ao mês anterior. As projeções da entidade apontam para uma expansão do setor entre 4% e 4,5% este ano na comparação com 2007.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Açúcar: opção é pelo estoque

Com preços em queda no mercado , momento é retração na comercialização do prod...

Veja mais
Pão deve encerrar o ano com reajuste nos preços

Volatilidade da moeda norte-americana encarecerá importação do trigo. A farinha de trigo representa...

Veja mais
Setor contrata menos temporários

O setor supermercadista em Minas Gerais deverá reduzir o ritmo de contratações de temporário...

Veja mais
Aval para arroz transgênico em discussão

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) decidiu na quinta-feira realizar uma audi&eci...

Veja mais
Crise faz Votorantim afastar-se da Aracruz

A definição dos acordos que deveriam resultar na união de Aracruz e Votorantim Celulose e Papel (VC...

Veja mais
Pesquisas mudam para entender melhor o cliente

Na hora de lançar produtos, grandes empresas deixam de lado a prancheta e os formulários e vão para...

Veja mais
RHI estuda aumentar investimento no País

O executivo-chefe da fabricante austríaca de refratários RHI, Andreas Meier, afirmou que a empresa est&aac...

Veja mais
Pão de Açúcar faz aposta no Extra Fácil

A maioria das novas lojas do Grupo Pão de Açúcar em 2009 será da bandeira Extra Fácil...

Veja mais
Após ser baleado no Rio, empresário Arthur Sendas morre

Dono de rede de varejo de alimentos levou ao menos um tiro na cabeça.Ele teria sido atingido dentro de seu aparta...

Veja mais