Araçatuba ganha nova central de compras com 11 associados

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Neste mês, a cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, inaugura a Associação de Mercados de Araçatub (Rede AMA), que passa para a categoria de distribuidora e nasce com um centro de distribuição (CD) e 11 associados, responsáveis por 13 lojas na região. A AMA faz parte de um segmento em franca expansão no interior paulista, o de centros de compras - trata-se da união de várias redes supermercadistas pequenas e médias, que criam uma empresa para responder pela compra de produtos, de modo geral, em busca de redução de custos, por ter maior poder de barganha com os fornecedores.

 

O segmento supermercadista da região de Araçatuba, composta por 43 municípios, faturou ano passado cerca de R$ 1 bilhão, segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Hoje existem 19 centrais de negócios (compras) no estado. Deste número, 15 possuem CDs e três conseguem fazer a centralização para compras de refrigerado e congelado. "Os pequenos varejistas que formaram associações conseguem até 10% de desconto nas compras realizadas tanto de produtos perecíveis quanto de não-perecíveis. Desta forma, eles podem enfrentar a concorrência com os grandes hipermercados, como Carrefour e Pão de Açucar", explica a diretora de desenvolvimento de centrais de negócios da Apas, Lúcia Morita.

 

Além disso, as redes participantes das centrais de compras possuem um tíquete médio que varia de R$ 12 (periferias) a R$ 22 (regiões mais nobres). O crescimento do Estado de São Paulo, de centrais de compras, em 2010, ficou em 4,2% quando comparado ao ano anterior, conforme a Apas.

 

De acordo com o diretor da Rede AMA, Valdir Roberto Milhan, proprietário do Supermercado Mais Você, integrante desta central de negócios, depois da criação da Rede AMA a ideia é trabalhar na distribuidora com enfoque na padronização visual da rede, com as fachadas das lojas nas cores vermelha e azul. "A ideia principal era obter mais capital para comprarmos em maior quantidade, reduzindo nossos custos para oferecer produtos com preços competitivos dentro de Araçatuba", conforme explica Milhan.

 

No caso de uma central de compras, as negociações são feitas diretamente com os fabricantes, não mais com distribuidores, como se faziam antes da associação. "Uma coisa é uma empresa comprar dez caixas de tomate, outra é comprar 150", compara o diretor. O investimento na distribuidora visa atender também a um pedido dos próprios fornecedores, que hoje entregam as compras nas lojas, com notas individuais o que gera gastos maiores.

 

Atualmente compõem a Rede AMA os mercados Max Economia , Varejão do Ponto , Varejão e Casa de Carnes São José, Mercado Gazolla , Mercado Turrini, Varejão, Açougue Teixeira, Supermercado Mais Você, Varejão Ponto Certo, Varejão do Japa e Varejão do Japa 2.

Segundo Milhan, a intenção é agregar mais duas ou três lojas em bairros ainda não atingidos pela Rede na cidade.

 

Um diferencial na empresa que nasce é a padronização dentro dos pequenos supermercados que possuem no máximo até cinco check-outs (caixas). Outra mudança é que os espaços entre as gôndolas são menores. As reuniões são realizadas duas vezes por semana, e as compras, uma vez por mês, com exceção dos hortifrútis, cuja aquisição é semanal.

 

Rede Pas

Redes antigas no interior provam que este tipo de enfrentamento da concorrência dá certo. Um exemplo, é a Rede Paulista de Supermercado(Pas), que foi criada há oito anos no interior de São Paulo, e tem hoje 18 lojas, além de um CD.

 

Também em Araçatuba, a rede PAS atua em 16 municípios e possuem produtos de 8 produtos de marcas próprias, além 76 veículos para entrega. A rede é composta pelos supermercados: Rosa Felipe, Bandeirante, Supermercado Bandeirante, Paulista, Nova Cafelândia, Brito, São João, Real, Confiança, Jordão, Nilto Cereais, Carvalho e Pavoni.

 

Crescimento orgânico

Além das centrais de compras, o interior também recebe investimentos de grandes supermercadista que investem o capital próprio para abertura de lojas com foco no crescimento orgânico. Um exemplo é a Rede Savegnago, que recentemente inaugurou uma loja em Araraquara (SP), com investimento de R$ 10 milhões.

 

Além de Araraquara, o Savegnago tem 22 unidades, distribuídas pelas cidades de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Jardinópolis, Franca, Barretos e Bebedouro, que empregam, juntas, 3,5 mil pessoas.

 

"O supermercado de Araraquara é um dos maiores e mais bonitos da rede. A loja é um marco para nós, porque a partir de Araraquara expandiremos para outras cidades, como São Carlos", afirma Sebastião Savegnago, proprietário da marca.

 

Veículo: DCI


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