Responsáveis por alavancar boa parte das vendas dos supermercados em época de Páscoa, ovos de chocolates tiveram crescimento de 3% a 14% na Páscoa deste ano em relação a 2010 nas principais redes do varejo da Grande Cuiabá. Mesmo assim, houve sobra porque o setor comprou mais este ano, prevendo um consumo ainda maior. Por conta disso, os supermercados devem iniciar a partir de hoje a tradicional promoção leve dois, pague um, estratégia de venda bastante utilizada após o período da Páscoa para evitar perdas e devolução das mercadorias aos fornecedores. As indústrias já sinalizaram a promoção e os consumidores poderão encontrar ovos pela metade dos preços na rede varejista.
Na opinião dos supermercadistas, a venda de ovos de Páscoa nas grandes redes este ano só não foi melhor porque a população ainda não havia recebido o pagamento. “Outros deixaram para comprar depois, aproveitando as promoções”.
Apesar de ter alcançado o melhor resultado com as vendas entre as maiores redes de varejo do Estado – crescimento de 14% na comparação com o ano anterior - o Comper registrou sobras porque comprou bem mais do que em 2010. “Os consumidores sinalizaram maior consumo, por isso decidimos reforçar os estoques das prateleiras”, informa o gerente Edílson da Silva.
Segundo ele, as vendas de chocolates e ovos de Páscoa “foi muito boa e poderia ter sido melhor caso a data casasse com o período pagamento dos funcionários. Mesmo assim, não temos nada a queixar”. Ele diz que todas as lojas – incluindo o Fort atacadista – atingiu as metas de crescimento projetada para a Páscoa deste ano. “As sobras ficaram dentro das previsões, mas já estamos negociando a promoção leve dois e pague um com as indústrias”.
A rede deve contabilizar hoje o volume das sobras e o que quebrou. Normalmente, os produtos quebrados são devolvidos e as sobras vão para promoção. Em alguns casos, quando os estoques de sobra são menores, a devolução é feita junto com os quebrados. No Comper, a promoção será pulverizada entre todas as lojas da rede.
A rede de Supermercados Modelo contabiliza crescimento de 3% nas vendas de ovos e chocolates, na Páscoa deste ano. “A Páscoa foi boa”, analisa o sócio-proprietário da rede, Altair Magalhães, informando que foram vendidas este ano 12 mil caixas de ovos de chocolate, cerca de 180 mil unidades. “Ainda estamos fazendo o levantamento das sobras”, diz Magalhães.
Algumas indústrias, segundo ele, aceitam a devolução [das sobras e quebrados]. “Estamos negociando a devolução ou a redução dos preços dos estoques remanescentes. Mas só saberemos na terça ou quarta-feira se iremos fazer promoção”. Ele informou que sobrou um pouco de cada marca, em torno de 3%. A rede está transferindo hoje toda a sobra para as lojas no Coxipó e Hiper. “Seja qual for o resultado das vendas nesta semana, os ovos só ficam em exposição nas lojas até o próximo sábado”. A partir daí, os produtos são recolhidos e, provavelmente, devolvidos às indústrias.
No Big Lar, todo o estoque de chocolates foi vendido na Páscoa deste ano. “Foi a melhor [Páscoa] dos últimos dez anos para a rede”, afirma o gerente comercial Luiz Carlos Franchi. Ele conta o segredo do sucesso: “Compramos um pouco menos e trabalhamos em cima de ações pontuais, exposições bem feitas e preços atrativos. No meio da semana os estoques sofreram baixa e no domingo já não tínhamos mais chocolates em nossas lojas”, disse. Ele estima que o crescimento este ano ficou em cerca de 5% em relação à Páscoa de 2010.
Veículo: Diário de Cuiabá - MS