Redes investem menos

Leia em 2min

As maiores redes de supermercados no país anunciam planos de investimentos mais conservadores, com cifras que não superam R$ 1,4 bilhão - valor abaixo do previsto anos atrás, quando as somas chegaram a atingir R$ 2 bilhões anuais. Historicamente, esses anúncios tem sido feitos em eventos com alguma pompa, e no passado, redes chegaram a anunciar (com certo estardalhaço) os valores no mesmo mês. O tom mudou um pouco.

 

"A atenção maior do mercado hoje é no retorno sobre o capital. Além disso, anunciar a previsão de investimentos e rever depois gera sempre algum ruído no setor", conta um ex-executivo do varejo.

 

Ontem, a rede Walmart anunciou previsão de investimentos no país de R$ 1,2 bilhão em 2011 e abertura de 80 lojas. No ano passado, a estimativa era de R$ 2,2 bilhões e 104 unidades a serem abertas. Mas, no fim do ano, informou o desembolso de cerca de R$ 1 bilhão e abertura de 45 pontos em 2010. Neste ano, portanto, a cadeia pretende fazer mais com menos.

 

"Estamos aprendendo com os erros e acertos de outros anos. Chegamos realmente a apresentar planos com valores mais altos no passado e a soma no fim foi menor, mas não queremos que isso seja uma prática", conta diz Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil. "Temos ajustado nossos projetos às novas estratégia de expansão geográfica".

 

Regiões com terrenos mais baratos ou bandeiras de lojas com custos menores de abertura tendem a reduzir os investimentos do varejo, diz Nelson Barrizzelli, professor da Universidade de São Paulo. "Nunca o valor anunciado pelas redes vai bater com o efetivamente liberado. Há vários acidentes de percurso no caminho", diz.

 

O grupo Pão de Açúcar informou em fevereiro que pretende aplicar R$ 1,4 bilhão no Brasil em 2011 (o valor fechado deve ser anunciado em maio). Em relação a estimativa de 2010, a soma é menor. É que no ano passado, o plano era de aplicar R$ 1,6 bilhão, mas a intenção foi revista no meio do ano para R$ 1,2 bilhão (cifra efetivamente desembolsada). O Carrefour não anunciou plano de investimento para 2011. Informou em 2010 que pretende aplicar R$ 2,5 bilhões no país entre 2010 e 2011. Procurada, a rede não informa o valor aplicado até hoje.

 

Veículo: Valor Econômico

 


Veja também

Walmart vai investir R$ 1,2 bi no País

Plano de investimentos do grupo para este ano prevê a abertura de 80 lojas  Nem a inflação, ne...

Veja mais
Indústria ameaça aumentar preços da linha branca

O avanço no preço de matérias-primas como o aço e o plástico está pressionando...

Veja mais
Coca-Cola lança nova campanha de Dia das Mães

Ator Wagner Moura faz homenagem com música de Roberto Carlos.   O ator Wagner Moura vai apresentar sua ou...

Veja mais
Suprasoy une o sabor do iogurte natural às propriedades nutritivas da soja

Combinação auxilia na saúde do organismo e atende às necessidades nutricionais de pessoas in...

Veja mais
Triunfo apresenta aos consumidores a linha de amanteigados Receita Caseira

A linha de biscoitos conta com os sabores: Banana e Canela, Leite com Mel e Coco.   A marca de biscoitos Triunfo,...

Veja mais
Grupo Kharina dá espaço para produtos de limpeza biodegradáveis

A maioria dos produtos de limpeza encontrados nos mercados são prejudiciais ao meio ambiente devido à subs...

Veja mais
Anvisa prioriza registro de remédios genéricos e vendas aumentam 32%

Aprovação desse tipo de medicamento - que tem ação idêntica ao de marca e custa 35% a ...

Veja mais
Walmart vai investir em 2011 R$ 1 bi no Brasil

Em cinco anos, foram investidos R$ 6 bilhões   A rede de supermercados Walmart vai investir R$ 1,2 bilh&a...

Veja mais
Venda de genéricos cresce 32% no 1º tri

Expansão é recorde para um primeiro trimestre desde o surgimentos dos genéricos, em 2001   ...

Veja mais