A maioria dos produtos de limpeza encontrados nos mercados são prejudiciais ao meio ambiente devido à substâncias químicas prejudiciais presentes na sua composição. Os produtos biodegradáveis, porém, não agridem nem ao homem e nem à natureza. Além disso, os seus componentes ajudam a reduzir o desperdício de água, por fazerem menos espuma, e facilitam o tratamento e reaproveitamento da água.
A rede de lanchonetes curitibana Kharina, adota medidas para fazer pratos mais saudáveis e também reduzir os impactos ambientais causados pela sua produção. Entre essas medidas está a utilização de sabonetes, detergentes, alvejantes e desinfetantes biodegradáveis no preparo dos alimentos e higienização das lojas.
O conjunto de ações sustentáveis promovidas pelo grupo recebeu o reconhecimento do Selo Green Kitchen, concedido a empresas que colaboram para a preservação do meio ambiente e de atitudes mais saudáveis.
Kharina- A rede Kharina iniciou suas atividades em Curitiba no ano de 1975. A primeira loja foi aberta no bairro Jardim Botânico e hoje, além dessa, são mais duas em Curitiba, nos bairros Batel e Água Verde. Com cardápio variado dentro do segmento de sanduíches e lanches, o Kharina recebeu o selo Green Kitchen, que atesta sua atuação em busca de levar saúde a mesa dos seus consumidores, através de ações de sustentabilidade e respeito ao ser humano e ao meio ambiente. O Kharina também recebeu do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) o selo verde ehcolixo útil, pela sua contribuição em diminuir o envio de lixo para aterros sanitários.
Veículo: Revista Fator Brasil