Boa umidade do solo e queda na temperatura acentuam sabor, coloração e tamanho dos frutos
No começo da semana, uma frente fria passou provocando chuvas no leste e litoral do Estado, com exceção do interior. Entretanto, entre quarta e quinta-feira choveu em praticamente todas as localidades observadas, com os maiores volumes registrados em Franca (63 milímetros) e Piracicaba (70 milímetros). Em Ilha Solteira, Jaboticabal, Presidente Prudente e Sorocaba, o volume acumulado foi inferior a 10 milímetros.
As temperaturas diminuíram em média entre 6 e 8 graus, com a atuação da primeira massa de ar frio do ano. As mínimas chegaram a 13 graus em Taubaté, 13,5 graus em Piracicaba e a 12,6 graus em Campinas.
Reservas. As chuvas elevaram as reservas hídricas do solo e Franca, Taubaté, São Carlos e Piracicaba estão com o solo com capacidade máxima de armazenamento. Em Itapeva e Votuporanga a umidade está abaixo dos 60% da capacidade máxima de armazenamento. As chuvas fortes do primeiro trimestre do ano na região de Jales e Fernandópolis prejudicaram a safra do caju. Com o excesso de umidade, aumentou a incidência de pragas e doenças. Os produtores se preparam para colher, mas os frutos têm baixo valor comercial.
A queda da temperatura e a diminuição das chuvas retardam o desenvolvimento da banana em Miracatu, Sete Barras e Registro, o que deve provocar uma oferta mais escalonada do fruto. Com a aproximação do inverno, a preocupação dos produtores é com as geadas.
A umidade no solo tem sido adequada ao desenvolvimento do milho safrinha e a expectativa é de bons níveis de produtividade. A queda na temperatura e a boa umidade no solo favorecem o desenvolvimento do morango em Atibaia, Monte Alegre do Sul e Jarinu, acentuando a cor, o sabor e o tamanho dos frutos.
Nos campos de algodão de Itapeva e Avaré, os produtores aproveitaram para as atividades de capina e controle de pragas e doenças. O preço do produto está elevado e a safra deve ter alta produtividade.
A chuva interrompeu rapidamente a colheita da macadâmia em Dois Córregos e a do tomate em Itapeva. Também não causou maiores atrasos para os tratamentos fitossanitários, adubações e capinas nas áreas de batata de Taquarituba e São Miguel Arcanjo e nos canteiros de flores de Mogi das Cruzes e Holambra, onde os preparativos para o dia das mães já começaram com safra de ótima qualidade e rendimento elevado.
Veículo: O Estado de S.Paulo