Inaugurada ontem em Vitória de Santo Antão, a 50 quilômetros do Recife, a sexta fábrica da Kraft Foods no país receberá investimentos de R$ 150 milhões (cerca de US$ 95 milhões), soma que representa uma parte considerável dos US$ 200 milhões que a companhia planeja investir no Brasil nos próximos anos. A unidade já tem garantida essa soma e o presidente da multinacional no Brasil, Marcos Grasso, não descartou a possibilidade de a fábrica receber mais recursos. "Acreditamos muito no potencial dessa região", disse o executivo, sem revelar números.
Os primeiros R$ 100 milhões foram aplicados na primeira fase do projeto, que iniciou ontem a produção de chocolates e refrescos em pó. Outros R$ 50 milhões serão alocados em uma linha de biscoitos, que deve entrar em operação no próximo ano.
Questionado sobre o destino do restante dos investimentos previstos, Grasso afirmou que uma parte irá para a expansão das fábricas de Curitiba (são três unidades), Bauru (SP) e Piracicaba (SP).
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disse ontem esperar que a fábrica local empregue três mil pessoas nos próximos anos. A planta iniciou as atividades com 600 funcionários.
Na análise da companhia, é necessária uma estratégia específica para atender o consumidor da região Nordeste - e isso passa, por exemplo, pela produção de uma caixa de bombons menor do que a que é oferecida na região Sudeste. Trata-se de uma adequação ao bolso local - algo que te sido feito com frequência pelas companhias de alimentos. É que se o produto tiver um tamanho menor, ele será mais barato e a empresa ganha no volume maior de itens vendidos.
Outras adaptações desse tipo, bem como o lançamento de linhas específicas, estão sendo pensadas para a nova fábrica.
Veículo: Valor Econômico