A sete meses do Natal, a Natália Christmas, empresa mineira do grupo Embrasil especializada na produção e distribuição de produtos natalinos, localizada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já se prepara para atender à demanda específica da data. Logo nos primeiros meses do ano já foram definidas as estratégias de compras, bem como iniciadas as primeiras negociações com os fornecedores nacionais e internacionais. As informações são do diretor Comercial do Grupo Embrasil, Rodrigo Magalhães.
Segundo ele, tanto a fabricação quanto a encomenda de produtos, que começaram em janeiro, estão cerca de 10% maior do que as realizadas no ano passado. O principal motivo para a expansão do estoque de mercadorias natalinas é o otimismo em relação ao aumento da demanda por parte do varejo. "O volume de vendas do Natal cresce a cada ano. No ano passado apresentamos um crescimento da ordem de 10% nas vendas do período e acreditamos que este ano o ritmo de crescimento será mantido na mesma proporção", apostou.
Ainda conforme Magalhães, a Natália Christmas começou a receber as primeiras encomendas por parte das grandes redes varejistas do país em março. Já os pedidos referentes ao varejo em geral, segundo ele, deverão ser recebidos somente após a realização da maior feira do setor, a Natal Show, prevista para acontecer em meados de junho, em São Paulo. "Na feira haverá o lançamento oficial dos produtos natalinos. A partir daí é que começarão a chegar os novos pedidos", explicou.
Calendário - Segundo ele, o cronograma de vendas de produtos natalinos ocorre ao longo do exercício basicamente da seguinte forma: em junho são comercializados cerca de 5% dos itens para a data; em julho 10%; entre agosto e setembro 70% e, de outubro a novembro, os 15% restantes. "Sendo que no caso dos últimos meses, a maioria dos pedidos já configura reposição de estoque por parte de alguns lojistas", completou. Já a entrega das mercadorias por parte da Natália ocorre a partir de julho.
Para o Natal de 2011, a Natália vai oferecer um mix de 1,3 mil produtos, entre nacionais e importados. Desse total, 70% são itens importados e os outros 30% são fabricados dentro do país pela própria Embrasil ou por outras empresas nacionais. Entre os diversos itens da marca há enfeites de tecido, cartões musicais, pendentes de árvores, bonecos animados, bolas para árvores e uma linha exclusiva de decoração natalina Disney.
O diretor Comercial ressaltou ainda que os carros-chefes são os produtos das linhas de árvore e iluminação que, juntos, respondem por aproximadamente 80% das vendas. No entanto, ele destacou também a procura por itens de decoração de mesas e cestões, bem como por novidades. "O mercado é ávido por coisas diferentes. Assim, apostamos muito nas novidades", disse.
A Natália tem mais de 10 mil clientes varejistas em todos os estados do país. Os negócios, apesar do peso maior em Minas e São Paulo, que respondem por cerca de 50% das vendas, estão cada vez mais pulverizados, de acordo com Magalhães.
Veículo: Diário do Comércio - MG