Os casais consumiram mais no último Dia dos Namorados, quando houve aumento de 8,6% nas compras, do que na mesma data no ano passado, quando o crescimento foi de 10,9%. Os números são do Indicador Serasa Experian de Atividade de Comércio, divulgado ontem.
De acordo com a Serasa, as compras de última hora (feitas entre 10 a 12 de junho) cresceram 4,9%. Em 2010, as vendas correspondentes haviam crescido menos: 2,9%. Considerando-se somente a capital paulista, houve crescimento de 6% das vendas na semana do Dia dos Namorados e de 4,8% no fim de semana, em relação aos mesmos períodos de 2010. No ano passado, as altas registradas haviam sido de 6,5% na semana e de 12,7% no fim de semana.
Por meio de nota oficial, a Serasa Experian diz que o o fato de o Dia dos Namorados cair no domingo estimulou as vendas em todo o País; além disso, o clima frio no Sul e no Sudeste contribuiu para as vendas de confecções. Embora o crescimento tenha sido menor em 2011, na comparação com igual data de 2010, "esta base de comparação é elevada, o que dá maior dimensão para os resultados de 2011", conforme publicou a Serasa.
"Com o bom Dia dos Namorados em 2011, o varejo encerra o primeiro semestre do ano com grandes resultados, ante um quadro de desaceleração econômica", avalia a entidade.
Mercado
Um exemplo de shopping que se beneficiou com a data comemorativa é o CenterVale Shopping, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Os administradores do centro de compras esperavam crescer 18% em vendas e ver o fluxo de clientes aumentar 10%. Nos resultados, o shopping verifica um crescimento de 13% do movimento e de 18% (a meta, portanto) do consumo.
Veículo: DCI