A Blanver - especializada na produção de insumos para as indústrias alimentícias e farmacêuticas em mais de 90 países - foi homologada pela Unilever para o fornecimento de celulose gel (Tabulose SC) que, entre outras funções, é utilizada no processo de redução de calorias de produtos industrializados.
"O contrato com a Unilever norte-americana é estratégico porque deve nos ajudar a conquistar mais empresas da área alimentícia, principalmente no Brasil. Hoje somos mais conhecidos no exterior do que em nosso próprio país", afirma Sérgio Frangioni, diretor da Blanver Farmoquímica Ltda.
Em 2010 a empresa comercializou mais de 10 mil toneladas em todo o mundo pela sua rede de distribuidores.
A fabricação é feita na unidade de excipientes, em Itapevi, Grande São Paulo, e, com o novo contrato, a expectativa é de incrementar o faturamento em US$ 15 milhões, cerca de R$ 24 milhões, em aproximadamente cinco anos.
A Unilever utilizará os insumos na fabricação de sorvetes fabricados em 11 plantas nos Estados Unidos e no Canadá. Os primeiros lotes começam a ser entregues ainda no fim deste primeiro semestre de 2011.
"Inicialmente serão entregues pequenos lotes, mas a expectativa é de que o volume aumente gradativamente, podendo ultrapassar 2000 toneladas por ano", explica Frangioni.
Além disso, a Blanver presta serviço de terceirização de medicamentos sólidos em sua unidade farmacêutica, inaugurada em 2009, em Taboão da Serra.
No exterior, conta com um centro de apoio aos distribuidores da Europa em Barcelona (Espanha), e um em Boca Raton no Estado da Flórida (EUA).
Produção
A unidade farmacoquímica da Blanver, em Itapevi, conta com 250 colaboradores e tem uma capacidade produtiva de mais de 12 mil toneladas de produtos por ano. Isso a coloca entre os três maiores produtores mundiais, respondendo por 8% do volume global do segmento.
Ainda sobre essa área, existe um plano para ampliar a produção em 30% de celulose em gel durante o segundo semestre de 2011 e no ano que vem.
Veículo: DCI