Café Utam investe no mercado gourmet

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A Café Utam, torrefadora tradicional de Ribeirão Preto e com presença em mais de 300 cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais, acaba de fechar uma parceria com a fabricante francesa de xaropes e bases para bebidas Monin com o objetivo de incrementar a oferta de produtos na linha gourmet.

 

A torrefadora pretende oferecer bebidas de maior valor agregado, como expressos aromatizados, cappuccinos, chás e smoothies, em sua rede de clientes. Atualmente, são mais de 1,3 mil pontos de venda, entre cafeterias, restaurantes, bares e hotéis.

 

Pelo acordo, a Utam passa a ser representante exclusiva da Monin nas regiões onde atua.

 

Em março, a Utam já havia firmado uma parceria semelhante com a Astoria, marca da fabricante italiana de máquinas de expresso CMA, pelo qual a torrefadora pretende aumentar suas vendas de cafés especiais paralelamente à comercialização das máquinas. "Com essas parcerias, passamos a oferecer uma solução completa: vendemos ou locamos o equipamento, lançamos novos produtos e treinamos os baristas", explica Ana Carolina Carvalho, diretora-presidente da Café Utam.

 

A executiva, que assumiu o comando da empresa familiar em abril de 2010, disse que a Café Utam busca crescer em segmentos mais rentáveis que o de café torrado e moído - uma estratégia de sobrevivência em tempos de competição acirrada e escalada nos preços da matéria-prima. "Optamos pelo caminho da valorização do produto. O mercado gourmet oferece uma rentabilidade até 50% maior que o tradicional, especialmente após as fusões e aquisições que aumentaram a concentração nesse setor", explica ela.

 

Desde março, quando a Utam criou uma unidade de negócios voltada exclusivamente para o mercado gourmet, a receita com esse segmento cresceu 34% e passou a representar 5% do faturamento global da companhia - antes das parcerias, essa participação era de 1,5%. A meta é fechar o ano com aumento de 50% nas vendas de cafés e bebidas diferenciadas.

 

A presidente da Utam destaca, citando dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que as vendas de cafés especiais no Brasil cresceram mais de 300% nos últimos oito anos. "Mais importante: entendemos que, ao investir no mercado gourmet, agregamos valor à nossa marca, de modo que possamos crescer em patamares superiores ao que estamos acostumados", acrescenta.

 

Ela afirma que a meta da companhia para 2011 era crescer 15% em volume e 10% em faturamento. "Esperamos superar esse planejamento".

 

Fundada há 40 anos, a Utam é uma das principais marcas regionais do país. Tem capacidade instalada para torrar até 800 toneladas de café por mês.

 

De acordo com a sua presidente, detém 71% do mercado na região de Ribeirão Preto, 21% no Estado de São Paulo e 2,3% entre as associadas da Abic. Atualmente, a companhia trabalha com nove marcas de cafés torrados e moídos, duas de cafés em grãos torrados, uma de solúvel, e duas de cappuccinos, sachês personalizados e outros produtos destinados a foodservice.

 

Veículo: Valor Econômico


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