Colombo fecha lojas para proteger lucro

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Maior rede de eletrodomésticos e móveis do Sul do país faturou R$ 1,2 bilhão e lucrou R$ 11,4 milhões em 2010

 

Maior rede de produtos eletrônicos e móveis do Sul do país, e quarta maior do Brasil, a Lojas Colombo tem fechado unidades com o intuito de proteger a rentabilidade da operação. De acordo com a varejista, o fechamento de pontos atinge o negócio de São Paulo, que há três anos tem sido alvo de alguns ajustes por conta de um desempenho considerado pelo comando "abaixo do desejável" em algumas regiões.

 

No Estado de São Paulo, o número de pontos passou de 76 em dezembro de 2010 para 67 em julho deste ano. Há dois anos, eram 87 unidades. Segundo o comando da rede, o encerramento de pontos com fracos resultados já tem afetado positivamente o retorno da operação da rede em São Paulo neste ano.

 

Dados publicados por empresas de capital aberto do setor mostram que a rentabilidade das vendas líquidas da rede está abaixo da verificada em concorrentes como Magazine Luiza e Globex, com forte atuação no Estado de São Paulo.

 

No Brasil, ao se incluir abertura e fechamento de pontos nos cinco Estados onde a Colombo atua, a soma de lojas passou de 328 no fim do ano passado para 322 neste mês. Em 2009, eram 340 lojas.

 

A empresa não vê essa decisão de fechar pontos como algo problemático. "A redução [de lojas no país] foi de apenas seis unidades e por motivos de rentabilidade pontual", respondeu Thiago Baisch, diretor de vendas e de marketing da rede, em mensagem enviada ao Valor.

 

No caso de São Paulo, explica ele, "desde 2008 a Colombo vem avaliando algumas sobreposições da estrutura que existiam com a adição de 31 lojas que fizemos da Bernasconi", rede varejista com atuação no interior paulista. Balanço financeiro anual publicado pela Colombo mostra que em 2009 a rede fechou 15 lojas de rua no Brasil e em 2010, outros dez pontos "pouco expressivos" foram vendidos.

 

De acordo com Baisch, apesar dos cortes, a Lojas Colombo ampliou em 10% as vendas de janeiro a junho e em julho, a alta foi de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a São Paulo, conta ele, "a rentabilidade da operação cresceu 15%, o que permitirá que a rede continue investindo no Estado".

 

No ano passado, a receita líquida da cadeia subiu 18,3% e o lucro líquido, 49,2%. O Ebtida, no entanto, teve alta mais tímida, de 7%. O percentual de lucro obtido com as vendas na Colombo fechou em 0,90% no ano passado, abaixo do verificado no Magazine Luiza (1,44%), mas o índice cresceu em relação a 2009, quando ficou em 0,74%.

 

Na avaliação de Manoel Araújo, diretor da consultoria de varejo Martinez de Araújo, a tolerância das redes a manter pontos deficitários está cada vez menor, principalmente nas varejistas que ainda resistem às fusões no mercado. "Para redes como a Colombo, que ficaram menores com a forte concentração do setor, gastar mal é algo impensável. Ela precisa estar muito mais rentável, porque recursos disponíveis no mercado estão mais caros para ela", diz.

 

A rede controlada por Adelino Colombo, que aos 80 anos comanda os negócios depois de duas tentativas de profissionalização, já teria sido sondada pelo Magazine Luiza, numa operação de venda do negócio. A empresa nega a informação e informa que não planeja se desfazer da operação.

 

Veículo: Valor Econômico


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