Laticínios Condessa amplia portfólio

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Serão lançadas tortinhas, empadas, waffles, massas frescas e pães de queijo pré-assados congelados.


A Laticínios Condessa, controladora da Forno de Minas, está investindo na ampliação do portfólio de produtos. Até o final do ano passarão a fazer parte do mix tortinhas, empadas, waffles e pães de queijo pré-assados congelados. No início de 2012, será a vez das massas frescas congeladas. Para a fabricação dos novos produtos, estão sendo aportados R$ 40 milhões na ampliação da planta, instalada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A empresa também planeja aumentar o volume de exportação. Os pães de queijo Forno de Minas já são vendidos para a América do Norte e Europa. Também já estão sendo feitos contatos com a Ásia e América do Sul. Atualmente, 8% do faturamento bruto anual provêm do mercado internacional. A meta é, dentro de três anos, chegar a 20%. Para 2011, a expectativa é de que as vendas externas saltem 100% sobre 2010.

O gerente de exportação da Laticínios Condessa, Renato Castro, afirma que a empresa tem realizado investimentos constantes no mercado externo, "o que tem provocado crescimento no índice de exportação". Ele diz que, mesmo com a valorização do real ante o dólar, é possível realizar boas negociações em outros países.

"O pão de queijo é um item que carrega valor agregado. Exportamos produtos sem glúten e extremamente saborosos que estão sendo bem aceitos no mercado internacional. Queremos fazer com o pão de queijo o mesmo que fizeram com o açaí, que se tornou uma febre no exterior."

Os produtos da Forno de Minas chegaram ao mercado externo há 12 anos, pelos Estados Unidos. Algumas alterações na receita foram necessárias para que o produto se enquadrasse ao paladar americano. "O sabor do queijo minas é muito presente, mas a adição de sal é um pouco menor. Os americanos estão acostumados a produtos um pouco menos salgados que os nossos." As embalagens também são totalmente reformuladas em cumprimento à legislação de cada país.

O pão de queijo carrega o título de "healthy snack", traduzindo, lanche saudável, no mercado internacional. As embalagens destacam o fato de o alimento não conter glúten nem conservantes, ou seja, ser 100% natural. Com isso, em agosto, o produto da Forno de Minas entrou para as prateleiras da rede Whole Foods, especializada em alimentos naturais e orgânicos, com 17 lojas espalhadas pela Flórida.

Lançamento - A Forno de Minas lançará, em breve, os pães de queijo pré-assados congelados. Eles exigem tempo de preparo menor do que os congelados. "O pão de queijo congelado está no meio-termo. Não é rápido nem muito demorado. Precisa de 30 minutos para ficar pronto, é considerado um produto prático. Mas podemos torná-lo ainda mais ágil com a nova fórmula, que é o pré-assado. Acreditamos em um crescimento nas exportações com esse novo produto." Esse item será lançado no Brasil nos próximos meses e chegará ao mercado internacional até o final do ano.

A Laticínios Condessa também está investindo em uma nova linha de produtos. São empadas, empanadas, tortinhas, waffles e massas frescas que passarão a fazer parte do mix da empresa em breve. Para a produção desses itens, a empresa irá investir, no total, R$ 40 milhões na ampliação da planta e na aquisição de equipamentos. Os aportes tiveram início em 2009 e seguem até o próximo ano.

Com a ampliação, a planta da empresa, em Contagem, passou de 10 mil metros quadrados para 14 mil metros quadrados de área construída. A capacidade de produção atual da planta é de 2,5 mil toneladas de produtos por mês. Somente em pães de queijo são comercializadas mil toneladas por mês. Também fazem parte do portfólio da empresa pães de batata e folhados. Os lançamentos entrarão para o mix ainda este ano, com exceção das massas frescas congeladas, que começarão a ser produzidas no início de 2012.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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